Buscar no Cruzeiro

Buscar

O charme do cavalo-marinho

09 de Outubro de 2018 às 12:05

O charme do cavalo-marinhoO charme do cavalo-marinho Crédito da foto: AFP/ Eva Hambach

Muito sossegado, esse cavalo-marinho nada pelas águas do aquário Monterey Bay, na Califórnia, nos Estados Unidos. E olha seu charme e postura!

Cavalos-marinhos -- chamados cientificamente de Hippocampus -- são peixes ósseos, animais que vivem em águas salgadas e em áreas quentes. Eles têm a cabeça alongada, com filamentos que lembram a crina de um cavalo, e nadam com seu corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.

Geralmente, os cavalos-marinhos medem de 15 a 18 centímetros, mas algumas espécies podem chegar até a 30 centímetros. E eles são super levinhos: pesam, no máximo 100 gramas. Para sobreviver, eles se alimentam de pequenos crustáceos, moluscos, vermes e plâncton, tudo isso encontrado lá no fundo do mar mesmo. E não saem “à caça” não -- comem o que estiver por perto.

Entre as curiosidades deste simpático bichinho está o fato de que ele pode mudar de cor e mexer os olhos independente um do outro. Ou seja, ao contrário de nós, humanos, ele pode mexer um olho e deixar o outro parado. Essa é uma boa forma de manter a atenção, já que os cavalos-marinhos são ameaçados de extinção. E, infelizmente, o principal motivo é, além da destruição dos ambientes nos quais eles vivem, a pesca predatória e sua retirada do mar, por muita gente, para virar peça de decoração ou simplesmente serem criados em um aquário. Por isso, seja com os cavalos-marinhos ou qualquer outro bichinho, nunca devemos tirá-los de seu habitat. Fazendo isso, estamos colocando sua vida em risco.