Buscar no Cruzeiro

Buscar

O céu e o mar, o mar e o céu

22 de Novembro de 2020 às 00:01

O céu e o mar, o mar e o céu Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Para começar, eu te faço uma pergunta: O que tem de céu no mar e o que tem de mar no céu? A primeira coisa que eu respondi foi: azul! Sim, sim: azul! Mas tem muito mais que a cor, ô se tem! Céu e mar são verdadeiros espelhos, com mais semelhanças que poderíamos imaginar assim, de uma vez só.

Renato Moriconi, um incrível desenhista e criador de histórias, colecionou essas semelhanças e as deixou guardadas dentro da sua cabeça. E quando quis mostrá-las para o mundo, fez “Céumar Marcéu”.

Um astronauta e um mergulhador apresentam o livro, o astronauta de branco com capacete e o mergulhador com um escafandro na cabeça. Eu nunca tinha notado como astronautas e mergulhadores se parecem, tanto em seus trajes, quanto em seus propósitos: descobrir mundos novos, explorar coisas ainda não conhecidas, desbravar caminhos ocultos. Já fiquei imaginando que eles poderiam ser gêmeos, e que Céumar e Marcéu poderiam até ser seus nomes! Só foi difícil pensar qual deles ficaria com cada um.

Na primeira página, uma estrela. Tem estrela no céu e tem estrela no mar. E essa ainda é primeira descoberta. Muitas outras surpreendentes virão, na forma de incríveis ilustrações feitas com lápis e guache num caderno de anotações. Um deleite para os olhos e a imaginação.

Esse é um livro para todas as idades -- de 0 a 100. A capa dura guarda um tesouro e as páginas grossas o sustentam. Mais um encantamento feito por Renato Moriconi, de desanuviar até os dias mais cinzentos. “Céumar Marcéu” é publicado pela editora Jujuba.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.