Buscar no Cruzeiro

Buscar

O beija-flor e suas curiosidades

16 de Junho de 2019 às 11:02

O beija-flor e suas curiosidades A foto mostra bem o momento em que o beija-flor retira o néctar de uma flor. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Olha que incrível esse flagrante, feito pelo repórter-fotográfico Erick Pinheiro, de um beija-flor bem no momento em que ele retirava o néctar da flor. Pense como é difícil fazer isso -- afinal, quantas vezes a gente não vê um beija-flor assim, no jardim, e na hora que vai cutucar quem está do lado para ver também, pronto... ele já foi embora.

O beija-flor é uma ave que chama a atenção por vários motivos. Um deles é o fato de conseguir permanecer parada no ar. Isso é possível pois suas asas são capazes de produzir até 70 batidas por segundo. Além disso, ela é capaz até de dar marcha ré em pleno voo.

É uma ave bem pequena e não passa de 12 centímetros de comprimento e, no máximo, seis gramas de peso. Deste, 22% é só do seu coração. O néctar das flores é o seu principal e preferido alimento. Porém, essa ave também come moscas e formigas. E ela precisa “visitar” muitas flores por dia para garantir a quantidade de néctar necessário para sobreviver. E não pense que chega em qualquer flor. Suas preferidas são as de cores vivas, principalmente as vermelhas e laranjas. E estas, normalmente, também são polinizadas pelo beija-flor, que transporta pólen entre as flores da mesma planta ou de plantas próximas entre si.

E se você ouvir alguém falar “olha o colibri!” não se engane: esse é um dos muitos nomes pelos quais o beija-flor também é conhecido. Pelos índios ele também era chamado de guainumbi e mainumbi.