Buscar no Cruzeiro

Buscar

O avesso das fábulas

08 de Novembro de 2020 às 00:01

O avesso das fábulas Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Você sabe o que é uma fábula? Em latim, fábula quer dizer: história, jogo ou narrativa. Uma fábula é uma história curtinha escrita em prosa ou verso, em que os personagens são animais que apresentam características humanas. São um recorte da sabedoria popular e, por isso, muito gostosas de ouvir.

Agora, já imaginou uma fábula ao contrário? Ia ser uma confusão né? O autor desse livro, o Jorge Miguel Marinho resolveu virar as fábulas do avesso. Imagina que bagunça! Mas vou confessar pra vocês: uma bagunça bem divertida.

“Fábulas ao contrário” é uma brincadeira do autor com as suas histórias favoritas. Como eu já disse, ele virou tudo do avesso, contou tudo ao contrário.

Você lembra da história do Touro e a Rã? Quem a escreveu e eternizou sua versão mais popular foi Esopo, um grande historiador grego, que é considerado o pai das fábulas.

Na história contada por ele, a Rã, ao ver pastar um Touro grande e forte, diz: “Por que razão hei de ser tão pequena, que aos outros animais só faço nojo e pena? Vamos! Quero ser grande, incharei tanto, tanto que, imensa, causarei às outras rãs espanto!” E passa a se empanturrar para ficar do tamanho do touro, inchando cada vez mais. Mas, claro, era impossível se igualar ao touro e a Rã na ânsia de crescer acaba por estourar! Uma lástima!

Já na versão dessa mesma história contada ao contrário, quem tem inveja da Rã é o Touro, que resolve se encolher e prender a respiração até diminuir, tentando ficar do tamanho da Rã. Será que ele consegue? Essa e outras “Fábulas ao contrário” te esperam nessa deliciosa publicação da Editora Biruta.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.