Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nossa querida Susi

11 de Dezembro de 2019 às 00:01

Nossa querida Susi Susi veio morar no zoológico de Sorocaba em 2001 e tem cerca de 24 anos. Crédito da foto: Peônia Brito de M. Pereira

Quem nunca ouviu falar do leão? É praticamente impossível que você não conheça esse animal, famoso por ser o “rei da selva” e que é símbolo de força e de valentia. Mas você já parou para pensar na leoa? Quando as pessoas vêm ao zoológico, geralmente querem logo ver o leão. E muitas se decepcionam, pois não temos mais um leão vivendo aqui, somente uma leoa.

No entanto, poucos sabem que, apesar das leoas não terem a grande juba e serem menos “famosas” que os leões, elas também são muito importantes. Para começar, os leões e as leoas são o mesmo “tipo” de bicho, ambos são da espécie que os cientistas deram o nome de Panthera leo. A principal diferença entre eles, além da juba, é o fato, é claro, de que os leões são machos e as leoas são fêmeas. Porém, tanto os leões quanto as leoas possuem garras e dentes afiados e ambos são bastante fortes.

Quando estão na natureza, os leões e as leoas vivem em famílias grandes, ou seja, em bandos. Nos bandos, cada um tem seu trabalho: os machos fazem a proteção enquanto que as leoas cuidam dos filhotes e caçam a comida que todos comerão. Ou seja, o trabalho das leoas é bastante importante, pois sem elas o bando poderia morrer de fome!

Assim como as leoas que vivem na natureza são importantes para o bando, a Susi, que é a leoa que vive aqui no Zoológico de Sorocaba, é muito importante para toda equipe do zoo! A Susi veio morar aqui ainda jovem, no ano de 2001. Quando estão na natureza, os leões e leoas vivem cerca de dez anos, mas quando estão em zoológicos, vivem bastante mais: cerca de vinte anos. Isso acontece porque, nos zoos, os animais têm sempre comida boa e todos os cuidados médicos que precisam.

Atualmente, a Susi tem cerca de 24 anos de idade. Ou seja, ela é bastante idosa, uma verdadeira “vovózinha”! Da mesma forma que as vovós humanas costumam ser mais magrinhas, gostam de descansar bastante e já não têm tanto apetite, o mesmo acontece com a Susi. E também, da mesma forma com que nossos vovôs e vovós precisam de muito carinho e de cuidados especiais, os animais velhinhos também precisam! Aqui no Zoo de Sorocaba nossa equipe dá a estes animais tudo o que eles precisam para ter uma vida longa, feliz e saudável. Venha conferir!

Peônia Brito de M. Pereira é Bióloga e Técnica Ambiental responsável pelo Setor de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB)