Buscar no Cruzeiro

Buscar

Muriqui ou mono-carvoeiro, duas espécies que só existem no Brasil

30 de Setembro de 2018 às 14:36

Muriqui ou mono-carvoeiro? Crédito da foto: Peônia Brito de M. Pereira

Talvez você já tenha ouvido falar no macaco mono-carvoeiro. Sim? Não? E no macaco muriqui? Pois saiba que muriqui ou mono-carvoeiro são “apelidos” dados pelas pessoas para dois tipos de macacos que só existem no Brasil: o muriqui-do-sul e o muriqui-do-norte.

A história é meio confusa e vou tentar explicar melhor. Até pouco tempo, os cientistas achavam que o muriqui-do-sul e o muriqui-do-norte eram iguais. Porém, depois de muitas pesquisas, eles concluíram que são macacos diferentes. Assim sendo, o muriqui-do-sul passou a ser chamado pelos cientistas de Brachyteles arachnoides, enquanto que o muriqui-do-norte recebeu o nome científico de Brachyteles hypoxanthus. E ambos podem ser chamados de “Mono-carvoeiro” ou simplesmente “Muriqui”.

Só para complicar um pouquinho mais, muita gente confunde os muriquis com os macacos-aranha. No entanto, apesar de todos estes macacos terem braços, pernas e rabo bem compridos, os muriquis são beeeem diferentes dos macacos-aranha. Para começar, seja do norte ou do sul, o muriqui é o maior macaco das Américas, chegando a pesar 15 quilos! Além disso, os dois tipos de muriqui só existem na Floresta Atlântica do nosso País. Eles são herbívoros, ou seja, se alimentam somente de folhas, flores e frutos. E, quando comem os frutos, espalham as sementes pela floresta, fazendo com que nasçam novas árvores. Isso não é legal? Por ser uma animalzinho tão especial, o muriqui é o animal símbolo do Zoológico de Sorocaba.

https://www.youtube.com/watch?v=ULKcad4jjUA

Aqui no Zoo de Sorocaba vivem cinco muriquis-do-sul, que já tiveram alguns filhotes. Mas agora vem a parte triste: os muriquis estão muito (muito mesmo!) ameaçados de desaparecerem para sempre da natureza. Dentre as principais ameaças estão a destruição da floresta onde vivem, a caça e também o fato de que eles demoram muito para terem filhotes. E é por isso que é tão importante que nasçam filhotes de muriqui nos zoológicos!

O último filhote de muriqui-do-sul que nasceu aqui no Zoo de Sorocaba é uma fêmea e tem cerca de 1 ano e 2 meses de idade. Ela ainda é pequena e, apesar de já comer sozinha, ainda gosta de mamar um pouquinho na mamãe.

Como parte da comemoração do aniversário de 50 anos do nosso zoológico, faremos uma campanha de votação para que as pessoas ajudem a escolher o nome da nossa “filhotinha”. Para participar, basta entrar (entre os dias 1º e 5 de outubro) na página oficial do Zoológico de Sorocaba no Facebook. O nome mais votado será divulgado no dia 6 de outubro, às 15h30, na frente do recinto dos muriquis, juntamente com a entrega de um “presente” para eles. Venha ao zoo, conheça os muriquis e participe! E, se quiser saber mais sobre os muriquis, escreva para [email protected]. (Peônia Brito de M. Pereira é bióloga e técnica ambiental responsável pelo setor de Educação Ambiental do PZMQB)