Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mamãe anta e seu filhote camuflado

03 de Maio de 2020 às 00:01

Mamãe anta e seu filhote camuflado Ao lado de sua mãe, o filhotinho de dois meses até parece ser de outra espécie. Crédito da foto: AFP / Attila Kisbenedek

É possível que você já tenha ouvido falar que os filhotes de anta nascem com a pele toda pintada -- bem diferente da pele lisa, de uma cor só, que esse bicho exibe quando adulto. Pois esta foto, tirada num zoológico de Budapeste, capital da Hungria, mostra bem isso. Ao lado de sua mãe, o filhotinho de dois meses até parece ser de outra espécie!

Maior mamífero terrestre do Brasil, a anta é típica da América do Sul, sendo muito encontrada desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina. Esse bicho tem, em média, cerca de 2,5 metro de comprimento e pode chegar a pesar até 300 quilos. Pode viver até 35 anos de idade.

Para o cardápio, a anta gosta muito de frutos, plantas aquáticas, sementes e folhas. Ela vive nas florestas, mas adora nadar (e faz isso muito bem!) e também tomar banhos de lama.

Sobre os filhotes, eles nascem depois de uma gestação que dura 13 meses e nascem pesando de 3,5 a 5,5 quilos (praticamente com o peso de um bebê humano). E o corpo pintado nada mais é que uma camuflagem, que some até eles completarem 8 meses de vida.