Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lêmures, os habitantes de Madagascar

30 de Junho de 2019 às 07:03

Lêmures, os habitantes de Madagascar A lêmure fêmea e seus filhotes vivem num zoológico da Itália. Crédito da foto: Felippo Monteforte / AFP

Essa mamãe lêmure não deixa nenhum de seus filhotes para trás! Olhe que legal a maneira como ela carrega dois deles, enquanto se refresca, com frutas geladinhas, no zoológico de Roma, na Itália.

Esses simpáticos bichinhos têm como seu habitat natural a ilha de Madagascar, na África. Os lêmures podem pesar de 30 gramas até dez quilos. Os menores preferem sair à caça à noite; já os maiores são mais diurnos. Entre seus alimentos preferidos estão frutos, folhas, brotos, néctar, insetos, pequenos vertebrados e ovos roubados de outros animais. É uma espécie que gosta de viver em grandes grupos, nos quais as grandes chefes são as fêmeas! Eles pertencem à categoria dos primatas -- dá para ver que são bem parecidos com seus primos, os macacos.

Infelizmente, essa é mais uma espécie entre as que estão ameaçadas de extinção. Segundo uma pesquisa, divulgada no ano passado, da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), hoje eles são os primatas mais ameaçados do planeta.

E se você está lembrando do filme “Madagascar”, não está enganado. Nele, um grande grupo de lêmures, liderados pelo seu rei, Julien, ajudam os animais que decidiram fugir de um zoológico americano e, após longa viagem de navio, acabaram chegando na ilha africana. Afinal, eles eram os “donos da casa”!