Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira

20 de Outubro de 2019 às 06:30

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira Davi explica que é preciso lavar desde o punho e até entre os dedos. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/10/2019)

Antes de comer, depois de ir ao banheiro, após as brincadeiras... Toda hora aparece alguém para lembrar que é preciso lavar as mãos, mesmo que elas pareçam bem limpinhas. Às vezes é complicado entender porque isso deve ser feito e pode dar preguiça de obedecer.

Acontece que usamos muito as mãos para tocar nos objetos e, mesmo que aparentemente não estejam sujas, as bactérias e vírus estão lá. Esses micróbios, por serem tão minúsculos, são observados apenas com o uso de microscópio.

Mas como podem nos prejudicar tanto? Porque ao colocarmos a mão na boca, ao esfregarmos os olhos, acabamos colocando esses vírus e bactérias dentro do nosso organismo, o que provoca doenças - algumas delas tão graves que podem levar à morte!

Olha só, lavar as mãos é tão importante que foram criadas duas datas para conscientizar sobre o tema: o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, que foi celebrado na terça-feira passada, 15 de outubro, e o Dia Mundial de Higienização das Mãos, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e comemorado no dia 5 de maio.

De acordo com a OMS, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta, entre outras.

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira Alice tem 3 anos e já sabe bem o quanto lavar as mãos é importante. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/10/2019)

As crianças estão bem informadas a respeito e desde bem pequenas já sabem se cuidar. Alice Vitoria Domingues Gonçalves, 3 anos, disse que costuma lavar sempre as mãos, apesar de não saber explicar muito o motivo. Ela faz isso porque a mamãe lembra toda hora. Seu irmão, Vitor Gabriel, 8 anos, achou fácil explicar: “A gente lava as mãos para não pegar bactérias, senão fica doente”, disse ele, que aprendeu na escola o modo correto de higienização.

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira Vitor aprendeu na escola a maneira correta de lavar as mãos. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/10/2019)

Higor Rocha Guiotto, 7 anos, disse que lava toda hora, principalmente antes de comer. “Para as mãos não ficarem com germes, pois causam doenças.”

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira Higor capricha ao lavar as mãos antes de comer. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/10/2019)

Outro menino que aprendeu direitinho a lavar as mãos é o Davi Alegre Marques, 6 anos. Ele mostrou que é preciso limpar desde o punho e não esquecer dos dedos.

Com certeza você também deve lavar suas mãos várias vezes ao dia, não é mesmo? Agora quando estiver em um local que não tem água, e por isso não puder lavar as mãos, uma alternativa é usar o álcool gel.

Quando devemos lavar as mãos?

Conforme informações do Ministério da Saúde, deve-se lavar as mãos no mínimo três vezes ao dia, mas também é preciso lavar nas seguintes ocasiões:

- Antes de comer;

- Após ir ao banheiro;

- Ao preparar alimentos;

- Após espirrar, tossir ou mexer no nariz;

- Após tocar em animais ou nos seus dejetos;

- Após mexer no lixo;

- Antes e depois de visitar uma pessoa doente;

- Antes e depois de tocar em feridas;

- Depois de mexer no celular;

- Após pegar em dinheiro;

- Depois de pegar em corrimão;

- Sempre que as mãos estiverem aparentemente sujas.

Confira se você sabe limpar as mãos corretamente:

Estes são os passos que devemos seguir para mantermos as mãos bem higienizadas e livres de micróbios:

1 - Molhe bem as mãos na água;

2 - Passe o sabonete nas mãos (a água sozinha não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias);

3 - Esfregue a palma de cada mão;

4 - Esfregue todos os dedos e os espaços entre os dedos;

5 - Esfregue as pontas dos dedos e as unhas;

6 - Lave os punhos;

7 - Retire toda a espuma e enxugue bem, com uma toalha limpa ou papel toalha.

Lavar as mãos não serve só para tirar a sujeira Crédito da foto: pixabay

Lavar as mãos

(Arnaldo Antunes / Castelo Rá Tim Bum)

https://www.youtube.com/watch?v=ZDvA_H7G1PE

Uma

Lava outra, lava uma

Lava outra, lava uma mão

Lava outra mão, lava uma mão

Lava outra mão

Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra (mão)

Lava uma, lava outra (mão)

Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira

Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira

Água uma, água outra

Água uma (mão), água outra

Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma mão, mão, mão, mão

Água uma mão, lava outra mão

Lava uma mão

Lava outra, lava uma

[irp posts="174621" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos