Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lavadeira-Mascarada

28 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Lavadeira-Mascarada Crédito da foto: Alexandre G. Franchin / Coaves

Nome comum: Lavadeira-mascarada

Nome científico: Fluvicola nengeta (Linnaeus, 1766)

Você sabe por que a lavadeira-mascarada tem este nome?

Bem, antigamente era muito comum as pessoas lavarem suas roupas na beira de rios e lagos. Então, lavadeira vem pelo fato dela ser encontrada próximo a lugares que têm água, como rios, lagos e córregos. Já, o termo mascarada é devido à faixa preta sobre os olhos, que lembram uma máscara. Observe a foto!

Essa ave vai frequentemente ao chão em busca de alimento. Observando o bico dela, dá para imaginar o que ela come? Ela se alimenta de insetos que ficam no solo, na lama das margens de corpos d’água (lagos, rios ou córregos), na vegetação aquática ou em gramados.

Recentemente, essa espécie vem habitando vários lugares do nosso país, como as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e é muito comum encontrá-la em áreas abertas, alagadas e nas cidades. Você sabia que essa foto foi tirada aqui em Sorocaba, no Parque da Água Vermelha?

Faça sua parte

Ajude a conservar as áreas alagadas e as matas ciliares que protegem os lagos, rios e córregos da nossa cidade, onde esse animal vive e retira seus alimentos. (Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba - Sema)