Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jornal e lenço

14 de Junho de 2020 às 00:01

Jornal e lenço Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Quero falar de dois livros hoje: “O jornal” e “O lenço”, ambos de Patrícia Auerbach, publicados pela editora Brinque Book. São livros de imagens, que não têm nenhum texto, mas são riquíssimos em significado.

A autora desenha com duas cores, o vermelho e o preto. Seus traços precisos passam muita ternura para quem vê. As ilustrações também dizem muito sobre a imaginação do leitor. Conversei com a Patrícia sobre o quanto as crianças são capazes de enxergar coisas incríveis nesses livros, até mesmo nos espaços em branco entre as ilustrações. Elas sempre me surpreendem com um comentário inédito, ou com um detalhe no desenho do qual eu ainda não havia reparado.

“Quando eu converso com as crianças, gosto de brincar perguntando pra elas o que está nessa ou naquela página em branco. Normalmente, a primeira resposta é ‘nada’,’branco’, mas logo em seguida, peço pra ligarem a imaginação. Aí elas viajam e completam os espaços com tudo o que você puder imaginar. A mesma coisa acontece com algumas cenas como a do bicho de estimação em ‘O lenço’. Primeiro pergunto, que bicho é esse? Elas vêm com a resposta óbvia: cachorro. Depois peço pra ligarem a imaginação e aí sim a gente viaja...lesmas, filhotes de dragão, tartaruga...esse é o bacana dessas obras. Pode tudo!”

No mais, só vendo para entender. Se eu precisasse descrever esses livros numa só palavra diria: inspiradores. Uma leitura nunca será igual à outra, muitas histórias, cheias de entrelinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.