Buscar no Cruzeiro

Buscar

Já pensou como será 2020?

29 de Dezembro de 2019 às 00:01

Já pensou como será 2020? Giulia quer um mundo mais limpo. Crédito da foto: Fábio Rogério

Falta pouco para começar um novo ano. Você já pensou como será 2020? O Cruzeirinho saiu às ruas de Sorocaba na semana passada e conversou com os pequenos leitores a fim de saber o que eles esperam -- e vão buscar -- do novo ano, que começa na próxima quarta-feira (1º). Preservação do meio ambiente, mais saúde, felicidade e amor no coração são alguns dos desejos das crianças para 2020.

“Um mundo mais limpo”, afirmou, com convicção, Giulia de Oliveira Ribeiro, de 9 anos, destacando a importância de preservar a natureza. Na mesma linha, a irmã, Gisely, de 6, fez um pedido que não é em benefício de si mesma. Muito pelo contrário. “Que todo mundo seja muito feliz”. As irmãs, que moram no Central Parque e estudam na escola João Machado de Araújo, dizem que vão superbem na escola, mas garantem que em 2020 vão se esforçar ainda mais nos estudos. Giulia já sabe que a virada de ano é sempre um momento de renovação e de mentalizar os desejos e esperanças para um novo ciclo. “No ano que vem tudo vai ser muito melhor para todo mundo”, acredita.

Assim como a Giulia, o Davi Alonso Vasconcelos Freire, de 6 anos, também torce para que em 2020 as pessoas sejam mais conscientes e não poluam o meio ambiente. Em 2019 ele ficou muito triste ao ver, várias vezes na televisão, notícias sobre vazamento de petróleo no mar, que poluiu praias do Nordeste e até causou a morte de peixes e outros animais marinhos. “Eu quero que a qualidade da água da praia melhore e que as pessoas parem de jogar lixo no mar”, disse. “É preciso tratar bem o mar e os animais que moram no mar”, completou.

Irmão mais novo de Davi, Lucas, de 4 anos, expressou votos bastante generosos para o ano que vai começar. “Saúde pela vida inteira do mundo!”.

[gallery columns="1" size="medium" ids="203060,203059,203058,203057"]

Moradora do Jardim São Lourenço, Valentina de Lima Xavier Bonfim, de 4 anos, conta que 2019 foi um ano marcado por muita brincadeira e de contato mais próximo com lápis de cor, giz de cera, guache e aquarela, para desenvolver uma de suas atividades favoritas: desenhar! Por essa razão, ela deseja para si muita saúde para que em 2020 possa brincar ainda mais e fazer muitos e muitos desenhos. “Quero também que o mundo seja mais colorido e alegre”, deseja ela. Para que a vida das pessoas seja cheia de cores, a exemplo dos seus desenhos, Valentina tem algumas recomendações que aprendeu com sua mamãe, Christine: “não pode brigar, nem chorar e tem que ter paciência”, diz.

Amanda da Silva Bezerra, de 11 anos, espera que em 2020, “as pessoas tenham mais amor no coração”. Desejando o bem para o universo, ela também tem esperança de ser presenteada no novo ano com um pedido muito especial. Reecontrar e matar a saudade dos avós, que moram no Mato Grosso. “Quero que eles venham me visitar”, diz.

Amanda, que mora no Jardim Santo Amaro, conta que adora a festa que sua família faz para a chegada do ano-novo, que é chamada de réveillon. Ela faz questão de ficar acordada até a meia-noite para ver os fogos de artifício. “Eu gosto de ver e fico até emocionada”, comenta. “Nesta hora faço os meus pedidos para o ano que está começando”, complementa.

Curiosidades

Em que ano estamos realmente?

Se a Terra, segundo os cientistas, tem mais de 4,5 bilhões de anos, por que a gente vai entrar no ano 2020? A resposta é um pouco longa, mas muito interessante. É que a forma como a gente conta o tempo atualmente, com 365 dias de 24 horas, foi instituída pelo Papa Gregório XIII em 1582 e ficou conhecida como calendário gregoriano. Este calendário corrigiu o erro existente entre o ano solar (intervalo de tempo que a Terra leva para dar a volta ao redor do Sol) e o calendário juliano em vigor na época. O calendário gregoriano é o que nós usamos hoje em dia no Ocidente e foi definido como ano 1, o que se supunha ser o nascimento de Jesus Cristo.

Outros calendários

Você sabia que há pessoas de outras culturas que usam outros calendários e, portanto, comemoram a chegada do ano-novo em dias diferentes? O calendário juliano, como já falamos, foi instituído por Júlio César em 46 a.C, a partir de algumas alterações no calendário romano, que era o usado até então. O calendário juliano está sempre 13 dias atrás do gregoriano e ainda é usado por alguns cristãos ortodoxos.

Calendário chinês

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração os ciclos do Sol e da Lua. É o mais antigo registro cronológico que se tem em toda a história. Além de contar o tempo em anos, o calendário também considera ciclos. Cada ciclo tem doze anos, que recebem os nomes dos animais do horóscopo chinês: Boi, Cão, Carneiro, Cavalo, Coelho, Dragão, Galo, Macaco, Porco, Rato, Serpente e Tigre.

Calendário Islâmico

O calendário islâmico também é conhecido como calendário hegírico, por ter seu marco inicial na Hégira, ou seja, na fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina, no ano de 622 d.C. O atual ano islâmico é 1441 e termina no dia 20 de agosto de 2020. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos