Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hakuna Matata!

07 de Julho de 2019 às 06:35

Hakuna Matata! Três fêmeas adultas de suricato vivem no Zoo de Sorocaba. Crédito da foto: Peônia Brito de M. Pereira

Pelas palavras acima talvez você já tenha percebido que a coluna deste domingo (7) tem alguma coisa a ver com o filme “O rei leão”, não é? O novo filme do Simba e companhia estreia em breve e eu não podia deixar de falar de algum animal que faz parte do “elenco”. Mas se o seu palpite é que vou falar dos leões, está enganado! Na verdade, o tema de hoje é um animal pequeno, bem esperto, mas que muita gente não sabe ao certo que bicho é. Estou falando do suricato! O quê? Pois é, se você não sabia, o personagem Timão de “O rei leão”, foi baseado em animaizinhos chamados suricatos (e conhecidos pelos cientistas pelo nome de Suricata suricatta).

Os suricatos vivem nas florestas conhecidas como “savanas”, em alguns países do sul da África. Eles têm unhas bem afiadas, que usam para cavar e construir túneis embaixo da terra. Esses túneis levam até as tocas onde dormem durante a noite. Durante o dia procuram comida. Aliás, será que você consegue adivinhar o que gostam de comer? Vou dar uma dica: é “viscoso, mas gostoso...” Sim! Conforme aparece no desenho, o alimento preferido dos suricatos são insetos, aranhas e escorpiões. Eca!

[irp posts="55438" ]

 

Apesar de, no desenho, o Timão andar em pé e em duas patas, na vida real é um pouco diferente. Geralmente os suricatos andam com as quatros patas e só ficam em pé quando querem olhar em volta, seja por curiosidade ou para checar se estão seguros. Outra diferença do desenho é que eles não vivem sozinhos (nem junto com um javali como o Pumba!). Na verdade, vivem em grupos com até 50 indivíduos e sabem muito bem trabalhar em equipe: todos se ajudam para criar os filhotes e proteger o grupo de ameaças.

Felizmente, ainda existem muitos suricatos vivendo nas savanas da África. No entanto, isto não quer dizer que não precisamos nos preocupar com a natureza. Todos devemos fazer nossa parte para preservar o meio ambiente -- e você também pode ajudar de várias formas! Por exemplo: não jogando lixo na rua, fechando a torneira quando escovar os dentes, plantando árvores, respeitando os animais... Ah! E se você quiser ver de perto como é um suricato na vida real, visite o Zoo de Sorocaba! Lá vivem três fêmeas adultas de suricato e também muitos outros animais. Você, sem dúvidas, vai se encantar por todos! (Peônia Brito de M. Pereira é bióloga e técnica ambiental, responsável pelo Setor de Educação Ambiental do PZMQB)