Girafas: grandes desde o nascimento
A girafinha foi fotografada dois dias depois de nascer. Crédito da foto: AFP / Thomas Samson
Esta girafinha de pé, mamando na sua mãe, tinha apenas dois dias de vida quando foi fotografada, na semana passada, num zoológico da França, onde ela nasceu. Ao contrário de muitos outros mamíferos, que passam os primeiros dias de vida frágeis, às vezes até sem abrir os olhos, as girafas já são assim bem espertinhas desde muito cedo.
Quando adultas, as girafas chegam a medir mais de seis metros de altura. E os filhotes já nascem com cerca de 1,70 metro (a altura média de um homem adulto!). O interessante é que o corpo das girafas nem é assim tão grande. Compridos mesmo são suas pernas e o pescoço. Outras coisas que são gigantes nas girafas são o coração, que é 43 vezes maior que o do ser humano, e a língua, que pode chegar a medir até 45 centímetros. Essas são usadas para alcançar folhas no topo das árvores das savanas da África, seu ambiente natural. Elas chegam onde nenhum outro animal da floresta consegue alcançar.
Elas gostam de viver em grandes bandos, enxergam os perigos de longe e correm bem rápido. Já se a necessidade é abaixar a cabeça até o chão, a dificuldade é bem maior, exatamente por causa de seu tamanho. Para beber água, por exemplo, elas precisam afastar bem as pernas para conseguir descer sua cabeça. (Da Redação, com informações da Britannica Escola Online)