Buscar no Cruzeiro

Buscar

Garibaldi

18 de Abril de 2021 às 00:01

Garibaldi Garibaldi macho. Crédito da foto: Vanderlei Galdino da Silva / Coaves

Nome popular: Garibaldi

Nome científico: Chrysomus ruficapillus (Linnaeus, 1766)

Se você já foi em algum brejo de Sorocaba, provavelmente já avistou essa ave! Ela pode ser encontrada em quase todo tipo de ambiente aquático, como lagoas, banhados e beira de rios, principalmente se tiver vegetação com taboa.

É neste ambiente que ela constrói seu ninho, entre as folhas das taboas. Ela faz um ninho em forma de tigela e pode botar até três ovos, que são levemente azulados com pequenas manchas escuras.

Veja, nas fotos, como as duas aves são diferentes nas duas imagens. O macho apresenta o corpo quase completamente negro com apenas a coroa, a garganta e o peito ferrugem (vermelho). Já, as fêmeas são bem diferentes, com penas pardo-olivácea, com a barriga e o lado superior estriados de cor preta a pardo claro.

Garibaldi Garibaldi fêmea. Crédito da foto: Alexandre G. Franchin / Coaves

O Garibaldi se alimenta, principalmente, de sementes e grãos, algumas frutas e pequenos artrópodes, como besouros, aranhas e grilos.

Faça sua parte

Conserve os nossos mananciais (nascentes, rios e lagos) e banhados (brejos)! Muitas espécies dependem desses ambientes para viver, em especial, algumas aves, como o Garibaldi. Assim, evite fazer a poda da taboa quando ela estiver no período de floração ou frutificação e você poderá contribuir para a permanência dessa bela ave nesses locais.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)

Galeria

Confira a galeria de fotos