Feliz infância
Crédito da foto: Reprodução
Vanessa Marconato Negrão
Este livro tem quase minha idade, só um ano a mais, foi lançado em 1982. Provavelmente você deva encontrá-lo em sebos ou bibliotecas. Ercília Pollice escreveu esse e outros livros infantis e juvenis ao longo de sua trajetória.
Me encontrei com “Conta mais Xodó” na casa da nossa tia Ana, que também é escritora. Ela me apresentou o livro, que tinha acabado de ler, e recomendava. Li no caminho de volta pra casa, na cadência suave das palavras tão cheias de sabedoria. O livro me emocionou por lembrar tanto a minha própria infância. Cheia de borboletas e travessias em riachos.
“Conta mais Xodó” narra as aventuras do cãozinho Xodó e seus companheiros no campo: o pastor alemão Joe, o cavalo Moleque, os peixinhos da cascata, a grama úmida e um sem fim de bonitezas encontradas na natureza. É também a história do menino, filho do dono da fazenda, que aprendeu a amar a terra (ou o que restou dela) como seu pai.
O coração de Xodó salta pra fora -- e é preciso fazer muita força para empurrá-lo para dentro -- quando ele escuta a algazarra do menino subindo na mangueira. Acordar com os pássaros, correr pelo pomar, ouvir a discussão da sapaiada ao anoitecer... Ah, se todos os meninos e meninas pudessem ter vida igual!
As belíssimas ilustrações são de Carlos da Cunha e a publicação é da Pinju/ Pioneira.
Vanessa Marconato Negrão é professora apaixonada por literatura infantil