Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças falam da expectativa para o primeiro dia nas escolas

02 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Está na hora de retomar os estudos Mirella mostrou a pulseira que fez no primeiro dia de aulas e João Lucas adorou ser recepcionado por seu super-herói predileto. Crédito da foto: Divulgação

Primeiro dia de aula. Só de pensar nessa ocasião, algumas crianças ficam aflitas, com um certo receio de como será o novo ano escolar, se as tarefas serão difíceis, se o novo professor ou professora é gente boa... Ao mesmo tempo, dá aquela vontade de conhecer novos colegas, reencontrar os velhos amigos, aprender coisas novas. São muitas expectativas para um único dia, mas geralmente ele é bem especial, ainda mais para quem está mudando de escola.

É o que o diga João Lucas Herrera Gori, 5 anos. Na segunda-feira passada foi a sua estreia no Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e também no 1º ano do ensino fundamental. “Sou aluno novo e queria estudar nessa escola. Achei legal”, disse.

Vale lembrar que nos colégios particulares, as aulas voltaram na semana passada. Já na rede municipal, começam na próxima quarta-feira, dia 5.

João Lucas, que é fã do Batman -- e tem inclusive uma mochila do seu super-herói predileto --, ficou surpreso ao ver ali na entrada da escola o próprio Batman recepcionando os alunos. Batman estava acompanhado do Capitão América, da Mulher Maravilha e da Super-Mulher, saudando a todos. “Gostei que teve super-heróis”, afirmou, todo feliz. Questionado sobre o que acha que os heróis foram fazer lá, João Lucas logo respondeu: “Vieram apresentar a escola para as crianças.”

O estudante conta que gostou do primeiro dia de aula porque além de ter visto os heróis, ele ainda tomou lanche, brincou e fez lição. Agora, está na maior expectativa, porque na outra escola disseram a ele que este ano vai aprender letra cursiva, ou seja, a fazer a tal da “letra de mão”.

Recepção

Geralmente as escolas ficam enfeitadas para receber as crianças em seu primeiro dia de aula. Algumas também chegam a colocar cartazes logo na entrada com os dizeres “sejam bem-vindos”. Outras não conseguem fazer nada disso, por não terem condições financeiras.

Porém, mesmo nas mais simples, o que não faltam são professores sorrindo e preparados para um grande abraço. Tales Percinoto Sauaia, 5 anos, aluno do pré-2, ficou empolgado com o primeiro dia de aula. “Teve super-herói, aula de música e brinquei bastante. A gente também ganhou pirulito”, disse.

Para Tales, o que muda a partir de agora é que terá lição de casa duas vezes por semana. “Estava com saudade da escola.”

Seu irmão, Samir Percinoto Sauaia, 9 anos, igualmente curtiu o retorno às aulas. “Foi muito bom”, resumiu. Samir conta que sua classe fez uma atividade em que era para cada um escrever como gostaria que fosse o seu ano escolar. “No último dia de aula, vamos abrir para ver se conseguimos cumprir tudo”, disse. Samir falou de seu planejamento: “Eu quero ser mais inteligente, tirar boas notas e ter um bom ano.”

[irp posts="211253" ]

 

Quem também gostou de voltar à escola foi Lorena Ramos dos Santos Mugnani, que completou 5 anos logo no primeiro dia de aula. “Gostei de voltar à escola. Eu gosto daqui, gosto do parquinho, de ganhar doce, da merenda.” Lorena também disse que gosta de fazer lição, das professoras e dos coleguinhas. “Senti saudade”, revelou.

Maria Carolina Antunes, 6 anos, está feliz por ter iniciado no 1º ano do fundamental e espera fazer prova este ano. “Não sei se terá, eu desconfio que sim, mas não tenho vontade que tenha não”, disse. Ela achou o primeiro dia de aula bem legal. “Fizemos desenho, lição e teve super-herói. Gosto de ir à escola.”

Já a Mirella Américo Callegari, 5 anos, estava toda animada com a pulseira de borboleta que fez na escola. Aluna do 1º ano, ela disse que estava com vontade de voltar às aulas.

Se você ainda não retornou à escola, fique tranquilo e vá confiante, porque dará tudo certo! (Daniela Jacinto)