Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escola realiza ‘MasterChef’

12 de Dezembro de 2018 às 12:03

Escola realiza ‘MasterChef’ O concurso teve duas fases. Na primeira, todas as receitas criadas tiveram como base a culinária de Portugal e, na segunda, a da Itália. Crédito da foto: Divulgação

O colégio Véritas do Jardim São Paulo realizou um verdadeiro MasterChef com seus alunos, inclusive com julgamento do melhor prato. Mas o que importou verdadeiramente foi o aprendizado das disciplinas escolares durante a elaboração das receitas.

Com a proposta de unir várias disciplinas, o projeto ainda priorizou que os alunos cozinhassem pratos saudáveis. A competição ocorreu no segundo semestre e gerou um livro de receitas feito pelos alunos (um detalhe: com versão em inglês e em alemão).

O concurso teve duas fases. Na primeira, todas as receitas criadas tiveram como base a culinária de Portugal e, na segunda, a da Itália. Os estudantes também tiveram de obedecer regras para preparar cada prato.

Objetivos relacionados a cada matéria

Escola realiza ‘MasterChef’ O que importou verdadeiramente foi o aprendizado das disciplinas escolares durante a elaboração das receitas. Crédito da foto: Divulgação

Os alunos adquiriram habilidades específicas em várias disciplinas, conforme o andamento do projeto.

Ciências:

* Classificar os alimentos quanto à origem (orgânico ou inorgânico), quanto à função (alimentos plásticos, energéticos, reguladores e mistos), quanto à composição química (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais);

* Identificar os benefícios para a saúde, considerando a parte nutricional de cada alimento.

História e Geografia:

* Estabelecer a relação entre o clima e os tipos de alimentos utilizados na culinária de cada país;

* Identificar a localização geográfica e as bandeiras dos países e as curiosidades da culinária local.

Português:

Escola realiza ‘MasterChef’ O projeto ainda priorizou que os alunos cozinhassem pratos saudáveis. Crédito da foto: Divulgação

* Produzir textos instrucionais de receita a partir de modelos, segundo as características desse gênero.

* Identificar e reconhecer um texto instrucional e suas características: o uso de verbos no modo imperativo (“abra”, “misture” etc.) e advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo de realizar determinadas ações (“lentamente”, “rapidamente” etc.), além da organização composicional e gráfica do gênero receita.

Inglês e alemão:

* Conhecer palavras novas relacionadas a pesos, medidas etc.

* Oportunizar o uso do inglês e do alemão no dia-a-dia.

Galeria

Confira a galeria de fotos