Buscar no Cruzeiro

Buscar

É urso ou não é urso?

23 de Junho de 2019 às 00:01

É urso ou não é urso? Crédito da foto: Reprodução

Vanessa Marconato Negrão

Não temos ursos no Brasil (a não ser os que moram nos zoológicos). O urso é um animal presente nas florestas da Europa, América do Norte e Ásia, onde o inverno é rigoroso. E os ursos hibernam, quando sentem o frio, procuram uma gruta quentinha e lá passam meses. Descansando e guardando sua energia enquanto a primavera não chega.

[irp posts="130030" ]

 

O urso dessa história também hiberna, dorme longamente por todo o inverno. O problema se dá quando ele acorda: a floresta não é mais a mesma. No lugar das árvores, da grama e das flores surgiu uma fábrica enoooooorme. E agora?

“O urso que não era” foi escrito em 1946 por Frank Tashlin, um mestre da animação norte-americana. É um clássico que vem encantando gerações há décadas. E apesar de ser um livro tão antigo, que já completou 73 anos, serve direitinho para imaginarmos o quanto os animais sofrem depois de terem seu território invadido pela “civilização”. Imagina se um dia no quintal de sua casa surgisse uma fábrica barulhenta, soltando fumaça por todos os lados? O livro foi lançado no Brasil no ano passado pela Boitatá, o selo infantil da Editora Boitempo.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.