Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Nacional de Urubuzar: bicho sabe atravessar a rua?

17 de Novembro de 2019 às 00:01

Dia Nacional de Urubuzar: bicho sabe atravessar a rua? Crédito da foto: Divulgação

Por acaso, alguma vez, você já parou para pensar se bicho sabe atravessar a rua? Talvez alguns animais domésticos, como os gatos e cachorros que vivem na cidade, saibam sim. Mas e os bichos silvestres, que vivem na floresta? Imagina só o que acontece quando constroem uma estrada no meio da floresta. Os bichos vão tentar atravessar, sem saber do risco que correm e, infelizmente, acabam atropelados!

[irp posts="188722" ]

 

É triste, mas é isso que acontece aqui no Brasil, com muitos animais silvestres, todos os dias. Quando um animalzinho é atropelado, seja ele silvestre ou doméstico, além de ser ruim para o bichinho, também é perigoso para quem atropelou, pois a situação pode causar um acidente.

Para ajudar as pessoas e, principalmente, os animais, alguns pesquisadores do nosso País criaram um aplicativo de celular muito legal. Através desse aplicativo, os adultos podem dizer para os pesquisadores se viram algum animal atravessando alguma estrada. Assim, estes pesquisadores conseguem saber quais são as estradas mais perigosas para os bichos e para as pessoas... E com isso conseguem também pedir para os governantes brasileiros melhorarem estas estradas para evitar atropelamentos de bichinhos e acidentes. Não é demais?!

Este aplicativo chama Sistema Urubu. E, para divulgá-lo, foi criado o Dia Nacional de Urubuzar, que é comemorado em 15 de novembro. O nome pode parecer engraçado, mas tem um motivo: os urubus ajudam a encontrar os animais atropelados nas estradas. Como assim? Os urubus comem carniça (ou seja, a carne de animais que morreram). Logo, não demora muito para um urubu com fome encontrar um animal que morreu atropelado e comê-lo.

Mas, não julgue mal os urubus por causa disso. Ao comerem a carniça, eles estão ajudando a deixar a natureza “limpa” para os outros animais e isso é muito importante. Porém, mais importante ainda, é você contar sobre o Sistema Urubu para as outras pessoas! Fale com os adultos que você conhece e peça para eles ajudarem!

As informações sobre o Sistema Urubu podem ser encontradas nas páginas: sistemaurubu.com.br e sousafe.com.br. Não fique de fora! Junte-se ao Zoológico de Sorocaba na comemoração desse Dia Nacional de Urubuzar e também ajude os animais!

Peônia Brito de M. Pereira é bióloga e técnica ambiental responsável pelo Setor de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros