Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deu zebra!

18 de Abril de 2021 às 00:01

Deu zebra! A zebra-da-planície mede cerca de 1,3 metros no ombro e pode pesar até 350 kg. Crédito da foto: Joachim Huber / Wikipédia

As zebras são mamíferos que pertencem à família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. Sua pelagem tem um conjunto de listras contrastantes, com o seu corpo todo branco e algumas riscas pretas, dispostas na vertical -- exceto nas patas, onde se encontram na horizontal. As listras das zebras vão escurecendo com a idade, e estes animais, embora se pareçam, não são todos iguais. Há três espécies de zebras: a zebra-da-planície (Equus quagga), a zebra-de-grevy (Equus zebra) e a zebra-da-montanha (Equus grevyi).

São geralmente animais sociais que vivem de pequenos grupos a grandes manadas. Ao contrário de seus parentes mais próximos -- cavalos e burros --, zebras nunca foram verdadeiramente domesticadas. Herbívoras, as zebras se alimentam, preferencialmente, de pastagens da savana africana, e podem se tornar extremamente velozes para fugir dos predadores, como os leões. Com fortes coices, podem até quebrar a mandíbula de um felino. (Da Redação, com informações da Wikipédia)