Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desenho de sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter

03 de Janeiro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

Desenho de sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter Ana Carolina sempre gostou de desenhar desde pequena e aprimora a arte com cursos e oficinas. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/12/2020)

Você gosta de desenhar? Já imaginou ter um de seus desenhos estampados em um livro de uma autora famosa mundialmente? Isso seria incrível, não é mesmo? A sorocabana Ana Carolina Castro Ribeiro, de 12 anos, tornou isso possível ao ser uma das 34 crianças de todo o Brasil classificadas em um concurso de desenho para ilustrar o novo livro da escritora J.K. Rowling, autora da saga “Harry Potter” e considerada uma das maiores contadoras de história de todos os tempos. O desenho de Ana Carolina está publicado em uma das páginas da versão brasileira da obra “O Ickabog”, o novo livro infanto-juvenil da escritora britânica.

A sorocabana descobriu o concurso pela mãe, que viu uma publicação em uma rede social, faltando três dias para encerrar as inscrições. “Eu fui fazer os desenhos correndo para mandar a tempo”. Depois de muita correria, Ana Carolina, que vai ingressar no 8º ano do ensino fundamental no Sesi Mangal, conseguiu enviar cinco desenhos, um dia antes do prazo acabar. Depois de um tempo, veio a grande surpresa: um dos desenhos de Ana Carolina foi escolhido para estampar uma das páginas do novo livro da escritora J.K. Rowling.

“Todos os dias eu ligava o computador para ver se tinha ganhado. Quando vi meu nome, sai pulando pela casa para contar para minha família. Eu até liguei para o meu pai no trabalho dele. Eu me senti incrível. Fiquei muito feliz”, descreve. Das cinco obras enviadas por Ana Carolina, foi o desenho da casinha de madeira que ganhou uma página do livro “O Ickabog”.

Desenho de sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter “A casa silenciosa”, de cortinas pretas nas janelas, é tema do capítulo 4 da obra de J.K. Rowling. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/12/2020)

O desenho de Ana Carolina, ou melhor, de Ana Banana, seu nome artístico, ilustra o capítulo 4, que tem como tema “A casa silenciosa”, na qual, os moradores, enlutados pelo falecimento da mãe, mantêm cortinas pretas nas janelas. Para chegar a textura que se assemelha à madeira, a menina optou por uma técnica que mescla canetas brushs e lápis de cor. “Eu aprendi em um vídeo na internet. Primeiro pintei a casa de laranja, depois passei marrom por cima e fiz alguns riscos em preto para parecer madeira. Ficou bem legal. Gostei do resultado. Fiquei bem feliz com o aspecto de madeira que consegui fazer”, comemora.

Como prêmio, Ana Carolina recebeu um exemplar do livro “O Ickabog” com o adesivo do autógrafo da autora J.K. Rowling e um acervo de 20 títulos selecionados pela Editora Rocco, organizadora do concurso, incluindo a coleção completa da saga Harry Potter. “Eu já li todos os livros do Harry Potter. Eu li o primeiro, que era do meu pai, e gostei muito. E aí todo aniversário que me davam dinheiro eu comprava o próximo livro. Agora um desenho meu está ilustrando o novo livro da J.K. Rowling. Eu nunca imaginei que isso iria acontecer um dia”, conta ao destacar que seu sonho é conhecer a autora.

Como parte da premiação, Ana Carolina também ganhou outro acervo de 20 títulos da Editora Rocco para doar para uma escola ou biblioteca à sua escolha. “Eu doei para a Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury, que fica na Rua da Penha. Eu escolhi a biblioteca porque lá os livros vão beneficiar mais pessoas. E eu também gosto de ir lá para ler bastante”, explica.

Paixão pelo desenho

Desenho de sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter A menina usou uma técnica que mescla canetas brushs e lápis de cor. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/12/2020)

Desde pequena, Ana Carolina sempre gostou de desenhar. “Quando tinha oito anos, disse para a minha avó que queria ser grafiteira. Ela me levou fazer um curso de grafite com o Will e Japs, no Sesc de Sorocaba”. Ana Carolina lembra que o curso era na parte da tarde e durava uma semana. “Eu precisei faltar da escola. Meu pai deixou eu fazer só se corresse atrás do conteúdo perdido. E deu certo”. No curso, os artistas disseram que para desenhar bem era preciso treinar copiando desenhos. Foi o que Ana Carolina fez durante alguns anos. A prova disso são as duas pastas recheadas de desenhos que ela guarda com carinho. “Fico muito feliz em ver a minha evolução”.

Desde então, a menina segue se aprimorando, fazendo cursos e oficinas. Depois de treinar o processo de copiar, ela passou a fazer desenhos de memória, olhando as paisagens, até conseguir encontrar o seu próprio estilo. “Ainda estou treinando”, confessa. Ana Carolina faz pelo menos um esboço por dia para treinar e se aperfeiçoar constantemente. “Agora, nas férias, tenho mais tempo para praticar. Eu ganhei uns marcadores de Natal da minha avó, aí fico pintando e desenhando”. No futuro, ela pretende se profissionalizar e seguir carreira na área, seja como desenhista ou ilustradora. “Ainda não decidi qual modalidade vou seguir, mas sei que vai ser na área da arte”.

Para ela, desenhar é uma das coisas mais legais e divertidas. “É algo que gosto e acho muito interessante”. Além de desenhar, Ana Carolina faz artesanato, esculturas e lettering (desenho de letras e palavras). “Neste ano, quero testar novas técnicas, como aquarela e guache, que acho bem bonito”. E para se aperfeiçoar na área, ela diz ser preciso treinar bastante. “Se te faz bem, é muito importante estar sempre praticando e correndo atrás. No futuro, eu imagino meus trabalhos estampados em outros livros porque é algo que gosto e quero continuar”, finaliza.

O Ickabog

O “Ickabog” é o primeiro livro de J.K. Rowling para crianças desde Harry Potter. A obra foi publicada inicialmente on-line para as famílias se divertirem e se envolverem criativamente durante o isolamento social em 2020. O livro conta a história de duas crianças, os melhores amigos Bert e Daisy, que embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade sobre o mito do Ickabog, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer esperança e felicidade para o país minúsculo chamado Cornucópia. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos