Buscar no Cruzeiro

Buscar

De volta ao lar

21 de Junho de 2020 às 00:01

De volta ao lar No total, 15 tartarugas gigantes foram recolocadas em seu habitat natural. Crédito da foto: AFP Photo / Parque Nacional Galápagos

Diego, uma tartaruga gigante macho, considerado um super-herói por salvar sua espécie da extinção no arquipélago de Galápagos, no Equador, foi devolvido à sua ilha após se reproduzir em cativeiro por várias décadas. Junto com outras 14 tartarugas da mesma espécie (Chelonoidis hoodensis), Diego foi transferido para a Ilha Espanhola, seu local de origem e sem ocupação humana, por técnicos do Parque Nacional Galápagos (PNG).

Com casco em forma de sela, pesando 80 quilos, medindo 1,5 metro e idade estimada em mais de 100 anos, Diego é pai de pelo menos 40% dos 1,8 mil filhotes que já foram soltos na mesma ilha. Atualmente, há na Ilha Espanhola 2 mil exemplares dessa espécie, inclusive 200 filhotes que nasceram em estado natural.

As Ilhas Galápagos ficam no Oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros da costa da América do Sul. O arquipélago é formado por dezenas de ilhas e rochedos de origem vulcânica, sendo treze ilhas maiores, seis ilhas menores e dezenas de ilhotas. É um local que abriga muitas espécies de fauna e flora, entre elas as tartarugas de Galápagos -- a espécie de Diego. Elas são a maior espécie de tartaruga terrestre existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 quilos, um comprimento de mais de 1,8 metro e viver até 170 anos. Apesar de serem enormes, as tartarugas de Galápagos têm uma alimentação bem leve: frutas, folhas e cactos. (Com informações da AFP)