Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dê esse livro para alguém que você ama!

21 de Março de 2021 às 00:01

Dê esse livro para alguém que você ama! Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

“O menino, o cavalo e a toupeira” foi lançado em dezembro de 2020 nos Estados Unidos e assim que chegou as livrarias comoveu milhares de pessoas. Inclusive a escritora Elizabeth Gilbert, que disse: “o mundo em que desejo habitar é este que Charlie Mackesy criou -- um mundo de infinita bondade, sabedoria, cuidado mútuo, ternura e um verdadeiro amor entre amigos. Minha prece e esperança é que nosso mundo se tornará mais como o dele.”

O jornal The New York Times, um dos mais importantes e antigos do mundo, também emitiu sua opinião sobre o livro: “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo não é apenas uma história instigante e digna de discussão, o livro em si é um objeto de arte.”

Que essa é uma obra de arte, eu vi logo de cara. As aquarelas que contam a história têm força, leveza e beleza indiscutíveis. Tanto que o virar das páginas é até mais lento, especialmente para as crianças, que acompanham a narrativa com admiração, desvendando cada traço da caligrafia e pousando os olhos nos desenhos com calma. Lá em casa foi assim: os ponteiros do relógio foram ficando mais lentos à medida em que a leitura avançava. Num dado momento estávamos nós três (pai, mãe e filho) dentro da história, caminhando naquelas paisagens.

Charlie Mackesy traz nesse livro a história de um menino curioso, uma toupeira gananciosa, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio que se encontram em situações às vezes difíceis, compartilhando seus medos e suas descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor. Meu conselho é: Dê esse livro para alguém que você ama! Editado no Brasil pela Sextane.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.