Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curiosidades sobre a jaguatirica

29 de Novembro de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

Curiosidades sobre a jaguatirica Crédito da foto: Divulgação / PESM-SP

O Cruzeirinho está dedicando um espaço exclusivo para as cartas e e-mails que recebemos dos nossos queridos leitores. A primeira mensagem é dos estudantes do 3º ano C do Colégio Politécnico de Sorocaba: Alline, Davi Lucas, Davi M., Enzo, Gabriel, Heitor, Isabele, Lara, Lauren, Leticia, Lorena, Lorenzo, Maria Eduarda D., Maria Eduarda G., Melanny, Melissa, Pedro, Sarah, Sophia, Thiago e Yasmin.

Os alunos estão estudando o gênero textual cartas e decidiram nos enviar uma cartinha sobre a coluna “É o Bicho”, que trouxe algumas curiosidades sobre a jaguatirica no dia 8 de novembro. Para responder as dúvidas deles, entramos em contato com a equipe do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) de Sorocaba. E para a nossa alegria eles responderam todas elas. Confiram as respostas:

- A jaguatirica é descendente de qual bicho?

Resposta do zoo: Os pesquisadores e cientistas ainda não conseguiram definir qual animal foi o ancestral da jaguatirica. Porém, eles sabem que foi um felino com origem na Ásia.

- Por que a jaguatirica tem esse nome?

Resposta do zoo: A palavra jaguatirica tem origem indígena, da língua tupi-guarani, e consiste na junção dos termos îagûara (“onça”) e tyryka (“recuo, afastamento, fuga”) e significa “onça que foge” ou “onça que se afasta”.

- Quanto tempo, em média, a jaguatirica vive?

Resposta do zoo: Quando está na natureza, as jaguatiricas vivem cerca de 10 anos. Porém, quando está sob cuidados humanos (por exemplo, em zoológicos), ela pode viver até 20 anos. Esta diferença acontece com praticamente todos os animais, não só com as jaguatiricas. Isso porque, quando vivem sob cuidados humanos, os animais recebem uma alimentação balanceada e frequente, recebem remédios e tratamentos veterinários quando ficam doentes e estão protegidos de ameaças, como animais predadores, caça, queimadas, atropelamentos, tráfico ilegal e a destruição das florestas.

- A jaguatirica é um felino?

Resposta do zoo: Sim. A jaguatirica é um felino, o que significa que ela é “prima” de outros animais, como o gato doméstico, o gato-do-mato, a onça-parda e até a onça-pintada. Inclusive, é muito comum as pessoas pensarem que as jaguatiricas são filhotes da onça-pintada, uma vez que elas são bastante parecidas por causa das pintas que possuem no pelo.

- Os filhotes crescem rápido para a fase adulta?

Resposta do zoo: Os filhotes da jaguatirica ficam do tamanho do adulto quando atingem cerca de 8 a 10 meses de idade e são cuidados pela mãe até completarem cerca de 12 meses de idade. As fêmeas com idade entre 18 e 22 meses já podem ter seus próprios filhotes.

- Em que ano a jaguatirica surgiu?

Resposta do zoo: É muito difícil para os cientistas dizerem exatamente em qual ano um animal surgiu. Pelas pesquisas que eles fizeram até agora eles acreditam que a jaguatirica surgiu entre 8 e 3 milhões de anos atrás.

Uau. Quanta informação nova sobre a jaguatirica aprendemos com essa cartinha, não é mesmo? Isso é muito legal. A curiosidade sempre nos leva ao caminho do conhecimento. (Jéssica Nascimento)