Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuide de sua mente, saúde e estudos durante o isolamento social

05 de Abril de 2020 às 00:01

Cuide de sua mente, saúde e estudos durante o isolamento social Manter a rotina de estudos é muito importante. E se você tem outra criança que mora com você na mesma casa, fazer atividades em dupla pode ser bem prazeroso. Crédito da foto: Pixabay

Hoje, dia 5 de abril, está completando mais ou menos duas semanas que a maioria das pessoas tem ficado dentro de casa, como forma de combater o avanço da epidemia do coronavírus. Essa doença, que surgiu na China, no final do ano passado, ataca os pulmões e a melhor maneira de combatê-la, conhecida até então, é evitar o contágio, o que acontece por meio do contato entre as pessoas.

Nesse isolamento social, as crianças também estão longe das escolas, de muitos amigos, de muitas pessoas queridas da família. Você já deve ter percebido que passar por esse período não é muito fácil, né? Isso porque somos seres sociais, adoramos estar com os outros, conversar, se abraçar. Mas se todos se cuidarem agora, em breve voltaremos à normalidade. Enquanto o isolamento é necessário, podemos seguir algumas dicas para aproveitar melhor nossos dias, manter a tranquilidade e não deixar de lado os estudos. Confira algumas delas, dadas pelas psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour para a Unicef:

* Se o fechamento da escola e as notícias fazem você se sentir um pouco nervoso, saiba que isso é normal. A psicóloga Karen Scavacini lembra que “se a ansiedade estiver trazendo uma preocupação exagerada, impedindo você de fazer atividades ou dormir, vale pensar o que está contribuindo para tudo isso, como ficar vendo informações e notícias o tempo inteiro, excesso do uso da tecnologia ou se sentir incapaz perante a pandemia”. Às vezes, a ansiedade pode aparecer de jeitos diferentes, como trazer frustração, cansaço, raiva, excessos na alimentação ou falta de vontade de cuidar da gente mesmo. “Um pouco de preocupação e nervosismo são completamente normais, assim como sentir falta dos amigos, da rotina e da escola”. Para escapar desse clima que vai tomando conta de você, pense que essa é uma forma de proteção que cada um tem e que você vai conseguir passar por isso, pois é sua capacidade de ficar em casa que vai proteger você, as pessoas com quem convive e até vai contribuir para toda a sociedade controlar a pandemia do coronavírus.

Cuide de sua mente, saúde e estudos durante o isolamento social Sem exageros, os aparelhos eletrônicos, como os tablets, nos ajudam a nos conectar com as pessoas das quais temos saudades. Crédito da foto: Pixabay

* Se você está preocupado com os sintomas, é importante falar com sua família sobre isso. Conte a seus pais ou uma pessoa adulta de confiança se você não estiver se sentindo bem ou se estiver preocupado com o vírus, para que possam ajudá-lo.

* Em tempos de isolamento social, uma boa dica é aprender o que fazer com o seu tempo. Mantenha uma rotina, com a hora de brincar, de comer, de estudar -- principalmente porque muitas escolas estão enviando tarefas para os alunos fazerem em casa -- e até se exercitar. Incluir na sua rotina algum tipo de exercício físico, além de ajudar o seu corpo, vai gerar bem-estar para sua mente. E lembre-se, ao acordar, tire o pijama, coloque uma roupa confortável, se arrume, tome banho, coma, abra as janelas e se prepare para mais um dia.

* Encontre novas maneiras de se conectar com seus amigos. Afinal, hoje em dia temos muitos recursos tecnológicos, como celulares e tablets, que com a ajuda da internet e de programas de bate-papo conseguem nos colocar em contato com quem está distante. Não será tão legal como um encontro ao vivo, mas mata um pouquinho da saudade. Isso vale também para familiares, primos, tios, avós e de quem mais a saudade bater.

Galeria

Confira a galeria de fotos