Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza

07 de Junho de 2020 às 00:01

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza Manuela ganhou uma flor Kalanchoe da cor rosa de presente de aniversário. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Na sexta-feira passada, 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada para lembrar todas as pessoas sobre a necessidade de preservação da natureza. Como esse tema é bem amplo e envolve muitas ações, hoje falaremos especificamente do verde.

Com a grande quantidade de desmatamentos, principalmente no Brasil, é preciso repetir sempre esse assunto, para que aos poucos os governantes e toda a população tenham consciência de que a vida humana depende diretamente das plantas para existir, seja por conta do oxigênio que elas oferecem, como também dos alimentos, remédios, controle do clima... Uma coisa legal é que desde muito cedo as crianças aprendem sobre a importância de cuidar da natureza. Seja com os pais, os avós ou na escola, elas têm contato com a terra, vivem a experiência de plantar, regar e, consequentemente, amar o verde. Essa consciência, cada vez maior nos pequenos, é que garantirá um futuro melhor para todos.

A Manuela Castro de Manente, 6 anos, contou que ama tanto as plantas que pediu uma de aniversário. Ela completará 7 anos em breve, na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, e já ganhou adiantado uma flor Kalanchoe da cor rosa. “Sempre via a minha mãe cuidando das plantas dela, eu ajudava a regar, mas queria uma só pra mim, então resolvi pedir de presente de aniversário”, disse. “Gosto dela principalmente porque é rosa”, acrescentou a pequena.

Conforme Manuela, todas as segundas-feiras ela rega a sua plantinha. E ensina: “O tipo dela não pode tomar sol direto.” No quintal de sua casa tem várias plantas, entre elas uma pitangueira, que Manuela mesma plantou. “Era de um trabalho de escola, sabe. Gosto das árvores que dão frutos.”

Quando estava no 1º ano escolar, Manuela fez um terrário, que tem até hoje. “Foi bem legal, a gente caçou bichinhos para colocar, junto com plantas.” Com sua família e com a escola, ela aprendeu muitas coisas sobre a natureza. “As plantas que nos dão oxigênio, então sem elas, as pessoas não teriam oxigênio para respirar”, falou.

Atividade que acalma e distrai

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza Luiz sabe plantar novas mudas e tem um vasinho só dele. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Luiz Augusto Nunes Bastida, 8 anos, tem muitas plantas em sua casa e ajuda a cuidar. “Às vezes jogo água e planto também”, comentou. No quintal tem tomatinho, morango, cebolinha, erva cidreira, melissa e manjericão. “É gostoso pegar e comer fresquinho”, disse ele, que já teve a experiência de ajudar a colher morangos e comer.

Também em sua casa já foi feito chá de erva cidreira e melissa. “Chá tomei um pouco, mas não gostei”, disse. No quintal também tem um orquidário. “Temos muitas flores”, afirmou Luiz, que também cuida delas, com o seu pai. “Gosto mais da parte das orquídeas, porque são bonitas.”

Luiz sabe como fazer para plantar novas mudas e comentou que tem um vasinho só dele, que fica separado na garagem. “Algumas pegam bichinho e quando estão morrendo a gente tira do vaso e replanta. Às vezes tem plantas que estão podres, aí colocamos remédio para tratar.” Ele e o pai cuidam das plantas quatro vezes por semana, mas aos sábados é que passam mais tempo com elas. “A ideia de ter um orquidário foi do papai”, disse. Luiz afirma que ama plantar porque isso o deixa calmo e ele se distrai. “Mas fico triste quando vejo uma plantinha morrendo... Meu pai também, ele já falou pra mim.”

Importante saber para que servem

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza Heloísa se entristece ao saber que há pessoas que prejudicam a natureza e cortam árvores. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Ela gostaria de viver num mundo com mais árvores. Escoteira, sempre que pode está plantando árvore e fazendo algo para preservar a natureza. Assim é a Heloísa Fogaça Manelli, de 9 anos. “Nós, escoteiros, somos amigos da natureza e a protegemos”, afirmou. Heloísa disse fica muito triste em saber que tem gente que corta árvores e destrói a natureza. “Adoro plantas, sempre ajudo minha mãe a cuidar, mas tenho uma plantinha só minha, a Dedinho de Moça, é uma suculenta e é fácil cuidar.”

No quintal de sua casa tem diversas e Heloísa sabe para que cada uma serve. “Tem as medicinais como cavalinha, para pedra no rim; boldo para dor de barriga e ânsia; dipirona para dor de cabeça; guaco, para gripe e tosse...”, descreveu. Tem também plantas que são usadas para temperos como alecrim e tomilho. “Gosto da parte de plantar, mexer com a terra”, disse Heloísa, que sabe certinho quais plantas podem tomar sol, quais precisam mais de sombra, as que devem ser regadas com frequência e as que não podem molhar muito.

Uma horta bem diversificada

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza Catarina, André e Alice colocam a mão na massa para ajudar a cuidar das plantas. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Na casa dos irmãos Catarina Lemes Brasil, 8 anos, André e Alice, ambos com 5 anos de idade, também há muitas plantas e amor pela natureza. Eles têm uma horta grande no quintal, com tomate, couve, alho-poró, alho, cebolinha, hortelã, menta, pimentão, orégano, tomilho, manjericão, poejo, erva cidreira, ora-pro-nóbis, morango, salsinha, sálvia e alecrim! Essa horta rende muitos alimentos para a família. “Meus pais plantam e nós ajudamos a cuidar”, afirmou Catarina.

“Gosto de tirar o matinho e regar”, disse Catarina, acrescentando que fica feliz em ter uma horta em casa e poder comer daquilo que a família plantou. “O gosto é bem diferente dos alimentos que a gente compra, porque não tem veneno, é natural.” Os gêmeos Alice e André também ajudam com as plantas. Aliás, o André lembrou que gosta tanto disso que tem inclusive um joguinho no seu tablet que é para ensinar um filhote a cuidar das plantas, que ele curte muito. Mas não tanto quanto mexer na terra, claro! Seu carinho é tão grande que, mesmo sem ninguém pedir, outro dia ele tirou muitas pedras que estavam atrapalhando a horta e com certeza iriam impedir o crescimento das plantas.

Apaixonada por pitangas

Cuidar das plantas ajuda a preservar a natureza Ana Clara gosta tanto de pitangas que ganhou uma árvore da avó. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Lavanda, samambaia, flor do deserto e orquídeas são algumas das plantas que a pequena Ana Clara de Camargo Oliveira, 5 anos, tem em casa, mas ela é apaixonada mesmo pela pitangueira que ganhou da vovó. Ela contou que desde muito pequenininha comia pitanga na casa da avó, de sua tia e também de uma amiga da família. “Eu chegava e já pedia pitanga”, lembrou.

Um dia, Ana Clara resolveu pedir uma muda da árvore para a vovó, assim poderia ter a planta em sua casa. E agora ela pode acompanhar o crescimento da sua árvore. Ela também cuida do manjericão, plantado pelo seu pai para usar como tempero. “Eu que fico responsável por ele”, disse Ana Clara, que ainda tem em casa pés de limão, de goiaba e de cereja. “Mas não nasce cereja ainda, só flores.” Ela conta que desde muito nova adora cuidar das plantas porque acostumou a fazer isso na escola, onde tem uma horta e os alunos colhem os alimentos. (Daniela Jacinto)

Saiba mais na internet

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Sorocaba tem publicado diversas atividades para as crianças relacionadas à natureza dentro do projeto “Sema vai à sua casa”. Pais e filhos podem aprender juntos, de forma on-line, sobre esse assunto no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. Vale a pena conferir.

Galeria

Confira a galeria de fotos