Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento em Sorocaba

16 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento Dyana vê pessoas tocando na igreja e quer seguir o exemplo. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

Tocar um instrumento musical é sonho de diversas crianças, mas nem todas têm a oportunidade de aprender. Afinal, não fica barato fazer um curso desses, mesmo porque também é preciso ter um instrumento para treinar. Foi pensando na possibilidade de oferecer esse aprendizado de forma gratuita, para aqueles que moram no seu bairro, que o pesquisador de música Cleber Tadeu Gazoli iniciou, há dois anos, o Projeto Musical Sonata, que atende o Carandá, Altos do Ipanema e Parque São Bento.

As aulas contam com participação de 14 crianças e adolescentes, com idades de 6 a 14 anos. Uma vez por semana, aos sábados, no salão de festas de um dos condomínios de apartamento do Carandá, eles aprendem violino, teclado e violão, além de receberem aulas de teoria musical. Para ajudar ainda mais, Cleber conseguiu instrumentos, que são emprestados para os alunos levarem para casa.

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento O professor Cleber Gazoli, que criou e dá aulas no projeto. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

Ele conta que sempre teve esse projeto no coração e não sabia como começar. A ideia era oferecer uma atividade para as crianças, que pudesse acrescentar cultura em suas vidas. Foi quando teve a ideia de chamar alguns colegas músicos, que abraçaram a ideia. Atualmente, o projeto conta com a colaboração de Matheus Marins dos Reis (violino) e Joice Ferreira dos Santos (teoria). As demais aulas, teclado e violão, ficam a cargo de Cleber.

Apaixonado por música, Cleber, que toca na igreja e em eventos corporativos, conta que para iniciar as aulas com as crianças vendeu um saxofone para arrecadar dinheiro e comprar cinco violões. A turma foi crescendo e ele conseguiu mais instrumentos. Já o apoio da Prefeitura rendeu o empréstimo de 15 violinos. O Rotary Club de Sorocaba Novos Tempos também ajudou, oferecendo uniformes e instrumentos.

Atualmente, com a expansão do projeto, também são oferecidas aulas para adultos. Ao todo, participam 37 pessoas. O grupo já se apresentou duas vezes, uma na escola do bairro e outra em um evento literário.

O Projeto Musical Sonata ainda precisa de doações de teclado e violão. Se você tiver um desses instrumentos parados na sua casa, que tal ajudar? Basta entrar em contato com o Cleber pelo telefone (15) 98828-4486.

Uma experiência enriquecedora

Aprender música tem feito a diferença na vida de meninas e meninos que desejavam ter em suas mãos um instrumento, mas não teriam essa oportunidade se não fosse o Projeto Musical Sonata.

As crianças participantes dizem que melhoraram até na escola. Pelo que falaram durante entrevista para o Cruzeirinho, deu para perceber que a experiência está sendo enriquecedora.

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento Miguel queria tocar para acompanhar o pai, o professor. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

Miguel Gomes Gazoli, 10 anos, conta que queria aprender para poder acompanhar o pai, que é o professor Cleber. Miguel está fazendo aulas de violino e violão. Teve de parar com o teclado, por falta de instrumento. O que ele tinha, o pai emprestou para outro aluno, que julgou estar precisando mais. “Tenho vontade de voltar a fazer aula, fiquei um pouco triste”, desabafa o menino. Ele espera ganhar em breve um teclado para dar continuidade aos estudos.

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento Lauriane à direita toca vários instrumentos, mas gosta muito do violino. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

Lauriane Cristine Sampaio da Rosa, 10 anos, faz aulas de violino e violão, mas se pudesse, faria de todos os cursos oferecidos. “Teclado a minha mãe não deixou por ser muita coisa para a minha cabeça”, afirma. Ela, que tem gostado mais das aulas de violino, comenta que sempre teve vontade de tocar algum tipo de instrumento. “Já gostava de música”, conta. Outra coisa que a deixa feliz com as aulas, além do aprendizado, é ter feito novas amizades.

Dyana Lina Lucio, 8 anos, também gosta do violino. “Pode ser que decida fazer outro instrumento também”, planeja. Dyana quis fazer as aulas porque via as pessoas tocando e costumava pensar: “nossa seria tão legal aprender a tocar música”, diz. Dyana conta que sempre vê pessoas tocando na igreja onde frequenta e pretende seguir esse exemplo.

Ainda de acordo com ela, a música mudou seu comportamento. Quando ficava à toa em casa, costumava fazer bagunça. Agora, com a música, ela toca nas horas vagas, fica treinando as lições. “Percebi que estou mais quieta, mais calma.”

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento Clarissa e sua irmã Clara melhoraram até as notas na escola depois de começarem a estudar música. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

Quem também está curtindo muito é a Clarissa Fernanda dos Santos Rodrigues, 12 anos. “Sempre tive interesse em tocar violino, eu queria ser uma musicista”, afirma, empolgada com a oportunidade. Ela disse que vê pessoas tocando violino “quando passa a orquestra na TV Cultura”. Clarissa afirma que seu aprendizado na escola melhorou muito com as aulas de música. Ela, que antes tirava notas 5, 6, no máximo 7, passou a tirar 9 e 10. Na opinião de seus pais, isso aconteceu porque melhorou em termos de disciplina e abriu mais a mente para o aprendizado.

Crianças realizam o sonho de tocar um instrumento Clara tocando violino. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/2/2020)

O interesse de Clarissa pela música despertou a curiosidade da irmã caçula, o que acabou incentivando a pequena a também querer aprender. A Clara Victória, 7 anos, afirma que está gostando e pretende tocar na igreja. A música também foi importante para ajudá-la na escola. A mãe conta que ela terminou o ano escolar alfabetizada. Na escola, a Clara também tem aula de musicalização, o que ajuda bastante a complementar seu conhecimento. Os pais gostam muito de levar as meninas até o projeto Sonata. “Pode estar chovendo e tudo. Pra mim não tem preço”, afirma Ivan, orgulho das filhas. Ele disse que prefere ver as meninas aprendendo do que na rua ou presas dentro de casa, que é estressante para as crianças. Já a mãe, Margarete, por causa das filhas, começou a fazer aulas de violino no projeto.

Todas as crianças disseram que não teriam outra oportunidade de aprender, se não fosse lá. Por isso estão bem felizes em participar.

Mais uma oportunidade de aprender

Além do Projeto Musical Sonata, existem outras iniciativas que também oferecem vagas para cursos gratuitos de música. Uma delas é o Projeto Guri -- aberto a interessados de todos os bairros de Sorocaba -- que está com inscrições abertas, até o dia 28, para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos. Sorocaba tem 37 vagas distribuídas entre os cursos de clarinete, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, iniciação musical, trombone, trompa, trompete, tuba, viola e violoncelo. Não é preciso saber nada sobre música, nem possuir instrumento ou realizar qualquer tipo de testes.

[irp posts="216413" ]

 

Para fazer a matrícula é necessário comparecer diretamente ao polo de Sorocaba -- que funciona na rua Ana Cândida Correa Marins, 35, Jardim Sandra, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h30 às 17h30 -- acompanhado de um adulto e apresentar certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia) e comprovante de endereço para consulta.

Mais informações pelo telefone (15) 3233-4065 ou no site www.projetoguri.org.br. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos