Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul

29 de Novembro de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul As crianças se “candidataram” a prefeito de Pilar do Sul, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Crédito da foto: Divulgação / PM Pilar do Sul

Ocupar o cargo de prefeito de uma cidade é uma tarefa difícil, que exige responsabilidade e dedicação. Foi o que os alunos do 2º ano C da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Oliveira Iha, de Pilar do Sul, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), aprenderam ao estudar sobre política e eleição. Mais do que isso, os estudantes criaram planos de governo e apresentaram suas propostas para melhorar a cidade em vídeo, como se fossem candidatos à prefeitura de Pilar do Sul.

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul Atividade foi proposta pela professora Ana Lúcia Gonçalves. Crédito da foto: Cortesia

Entre as propostas para melhorar a cidade, os pequenos incluíram fazer parquinhos, plantar árvores, colocar peixes ornamentais na fonte, oferecer alimentos para a população e produzir uma vacina para o novo coronavírus. A atividade foi proposta pela professora Ana Lúcia Gonçalves durante as aulas remotas, que pediu para os alunos imaginarem que seriam candidatos a prefeito e escrevessem propostas para a cidade. Ana Lúcia se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos. “Eles usaram a criatividade, contaram com o apoio da família e fizeram uma super produção. Essa turminha é nota 10. Fiquei realizada”, frisa.

Paulo Gabriel Mendes da Silva, de 7 anos, teve a ideia de fazer um vídeo de propaganda política, igual aos que passam na TV. “Foi muito legal, eu gosto de fazer vídeos. Meus pais me ajudaram”. Para criar seu plano de governo, Paulo Gabriel pensou nas coisas que a cidade precisa, como iluminação e segurança. “Nesse momento, Pilar do Sul precisa de mais cuidado”, afirma ao dizer que quando crescer quer se tornar prefeito da cidade. O menino conta que não foi muito fácil gravar o vídeo. “Errei um pouco, foi divertido. Gravei três vezes para dar certo”.

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul Paulo Gabriel Mendes da Silva fez um programa de horário eleitoral. Crédito da foto: Cortesia

Depois de pronto, Paulo Gabriel mostrou o vídeo para toda a família. “Minha vó mandou para todo mundo. O pessoal gostou do vídeo, só não sei quantos votos eu tive. Vou ficar famoso”. Para o menino, as crianças também precisam saber sobre política e eleições. “É muito importante. Quando elas crescerem, elas vão entender que terão que escolher uma pessoa boa para governar a cidade. Não pode escolher uma pessoa ruim”, reforça.

https://youtu.be/r6A3jumWuu4

Para a aluna Maíra Hikari de Moura Takakura, de 7 anos, um prefeito precisa cuidar bem da cidade. Foi pensando nisso que ela criou vários tópicos para seu plano de governo, que inclui ter mais parquinhos, árvores e animais na cidade. “Tem muita coisa que precisa na cidade nesses tópicos”. Para gravar o vídeo, Maíra criou um cenário, semelhante a um escritório. “Fiz como se fosse uma entrevista com a candidata à prefeita. Minha mãe segurou o microfone e meu irmão filmou”.

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul Maíra Hikari de Moura Takakura elaborou um plano de governo para o seu mandato com vários tópicos. Crédito da foto: Cortesia

 

https://youtu.be/gwXkfgmJJOA

 

Crianças fazem propostas de governo para Pilar do Sul Crédito da foto: Cortesia

Maíra mostrou o vídeo para toda a família e contou todas as pessoas que a escolheriam para ser prefeita de Pilar do Sul. “Eu tive 11 votos. Eu mostrava o vídeo e pedia o voto. Até a amiga da minha mãe, que é da Itália, votou em mim. Minha família disse que eu seria uma boa prefeita”. A pequena conta que se divertiu ao fazer a atividade da escola. “Eu acho que isso vai me ajudar a votar, quando for adulta, porque agora já sei como é ser prefeita. Vai ser mais fácil escolher um candidato para votar”, afirma. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos