Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças de Sorocaba aprendem sobre o Cerrado e o lobo-guará

07 de Novembro de 2019 às 06:30

Crianças aprendem sobre o Cerrado e o lobo-guará Os alunos do CEI-31 viram de perto os animais empalhados. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Os alunos do Centro de Educação Infantil Victoria Haddad Sayeg (CEI-31), que fica no Jardim Gonçalves, tiveram uma aula especial muito legal esta semana. Eles receberam a visita da equipe de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, que apresentou o tema “O lobo-guará e o Cerrado”.

As crianças puderam ver de perto exemplares taxidermizados (empalhados) de lobo-guará e do tamanduá-bandeira e conhecer características de cada espécie.

[irp posts="186201" ]

 

Durante a atividade com cada turminha, a equipe de Educação Ambiental promoveu um bate-papo com as crianças sobre as espécies e apresentou vídeos sobre o lobo-guará. O animal habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Já o tamanduá é o “melhor amigo do lobo”, que também habita o Cerrado, bioma que existe em Sorocaba. Atualmente, a espécie encontra-se na lista oficial de animais ameaçados de extinção, na categoria vulnerável e as principais ameaças são a perda de habitat, atropelamentos, queimadas e caça.

Que tal sugerir, na sua escola, uma ação para receber a equipe do zoo? Basta que o diretor ou professor entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 3227-5454. (Da Redação)