Buscar no Cruzeiro

Buscar

Construir pontes é mais importante que erguer muros

13 de Setembro de 2020 às 00:01

Construir pontes é mais importante que erguer muros Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Nessa história, um pequeno cavaleiro está certo de que o muro alto que divide o livro ao meio está lhe protegendo de perigos terríveis: de animais selvagens a um ogro furioso. Num esforço de encaixar do seu lado do muro um tijolo que saiu do lugar, o cavaleiro sobe uma escada, sempre imaginando que está muito seguro e livre de qualquer contratempo. Do outro lado estão um tigre, um rinoceronte e um ogro enoooooorme. E agora? O que será do nosso cavaleiro?

Todos nós, em algum momento da vida, nos enganamos fazendo um juízo errado de alguma coisa, pessoa ou situação. Olhamos só a superfície e, com base na impressão que temos, construímos uma opinião. O lado bom disso é que podemos ter boas surpresas: nem tudo é o que parece, e nem tudo que o parece, é. Os personagens dessa história irão nos mostrar que é muito mais importante construir pontes que erguer muros.

“O muro no meio do livro”, publicado pela Pequena Zahar, já ganhou centenas de prêmios, como o “New York Times Book Review Notable Books” -- algo que pode ser traduzido como “o livro mais notável resenhado pelo jornal New York Times”, e também o “Chicago Tribune Best Children’s Books of 2018” -- melhor livro infantil de Chicago em 2018. Seu autor, Jon Agee, já publicou dezenas de outros títulos conhecidos e admirados em vários lugares do mundo.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.