Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conheça os novos moradores do ‘Quinzinho’

12 de Julho de 2020 às 00:01

Conheça os novos moradores do ‘Quinzinho’ O cervo-do-pantanal é considerado pelo ICMBio como “vulnerável”. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) está fechado desde 17 de março pela pandemia do novo coronavírus. Mas, quando reabrir, a população poderá visitar quatro novos moradores nascidos durante a quarentena: os filhotes de lhama, cervo-do-pantanal, coruja-de-orelha e onça-pintada.

A oncinha nasceu em 26 de março. É um filhote macho da mamãe Vitória e do papai Raul. Maior felino das Américas, a onça-pintada está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. Nas caatingas do Brasil, está considerada criticamente em perigo de extinção.

O cervinho nasceu no fim de abril. Sua espécie é considerada pelo ICMBio como “vulnerável”, pois teve a área de distribuição geográfica reduzida pela ocupação das várzeas e margens de rios do centro da América do Sul. É o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 kg e ter até 127 cm de altura.

Conheça os novos moradores do ‘Quinzinho’ A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Na mesma época nasceu o filhote de coruja-de-orelha. Quando adulto, ele ganhará tamanho grande, de 30 cm a 37 cm de comprimento, podendo pesar entre 320 e 546 gramas. Vive em todo o Brasil, com exceção da Amazônia, em bosques, borda de matas, árvores e até mesmo áreas urbanas.

Já o filhote de lhama veio ao mundo no dia 31 de maio. Mamífero da América do Sul, é um animal de pelagem longa e lanosa, originário da cordilheira dos Andes, onde foi domesticado pelo povo inca para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba e Wikipédia)

Galeria

Confira a galeria de fotos