Colorido e venenoso
Esse sapo de Lehmann foi fotografado na Colômbia. Crédito da foto: AFP / Luis Robayo
Olhando assim, este bicho da foto até parece estar vestindo uma fantasia de Carnaval! Seu nome é sapo de Lehmann (Oophaga lehmanni) e ele está na lista dos dez mais venenosos do mundo.
Seu habitat natural são as florestas no oeste da Colômbia -- país no qual essa imagem foi feita, no laboratório de um zoológico. A Colômbia é o segundo país com o maior número de anfíbios do mundo depois do Brasil.
Essa espécie existe nas cores amarela, vermelha e laranja. Tem a pele lisa, com a cor de fundo sempre preta e uma coloração chamada cientificamente de “aposemética” -- o que significa que possui características que advertem seus predadores de que ele é venenoso. O sapo de Lehmann gosta de viver no chão das florestas e em vegetação baixa. Seu alimento preferido são os insetos.
Esses sapos são bem pequenos -- crescem até, no máximo, 36 milímetros. Entre suas características anatômicas estão o primeiro dedo do pé mais curto que o segundo. Além disso, todos os dedos dos machos têm pontas prateadas.
Uma curiosidade da espécie é que ela é venenosa só na natureza. Quando criados em cativeiro, os sapos de Lehmann perdem sua toxicidade, porque ela é derivada de sua dieta.