Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chifres majestosos

05 de Abril de 2020 às 00:01

Chifres majestosos Esse oryx árabes foram vistos numa área de deserto perto da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. Crédito da foto: Karim Sahib / AFP

O oryx árabe -- que também é conhecido como oryx white ou arabian oryx -- é uma espécie de antílope que chama atenção por seus majestosos chifres, longos, redondos e retos.

Esses animais são mamíferos, nativos da África e da Arábia. São muito fortes e pesados e possuem uma crina curta, bem no alto da cabeça.

O oryx, com tanta pose, tem uma história marcada pela ameaça de extinção. Já em 1962 isso era uma realidade e para evitar que ele desaparecesse da natureza, os biólogos e veterinários do Jardim Zoológico de Phoenix e da Flora Preservation Society, de Londres, começaram um dos primeiros programas de reprodução em cativeiro da espécie. Foram os responsáveis por salvar o animal de um desaparecimento total!

A partir de 1972, devido à caça indiscriminada, a espécie acabou ficando extinta da vida selvagem. Mas, na década de 80, graças aos esforços da reprodução em cativeiro, os oryx puderam ser reintroduzidos nas selvas. (Com informações da EBC)