Buscar no Cruzeiro

Buscar

Centenas de tartarugas nascem em Pernambuco

19 de Abril de 2020 às 00:01

Centenas de tartarugas nascem em Pernambuco Assim que saem dos ovos, os filhotes de tartarugas atravessam toda a areia até chegar ao mar. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de paulista

A Praia da Enseadinha, que fica em Paulista, litoral norte de Pernambuco, foi cenário de uma imagem linda nas últimas semanas. Com as areias praticamente desertas, em razão da necessidade de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, centenas de tartarugas marinhas deixaram seus ninhos em direção ao mar.

Desde a segunda quinzena de março os nascimentos estão sendo registrados. O último aconteceu no dia 5 de abril, quando 109 filhotes foram para as águas. Apenas a equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria de Meio Ambiente do município, acompanhou a eclosão do ninho que estava sendo monitorado desde janeiro deste ano.

“Ao todo, 400 tartarugas marinhas nasceram no litoral de Paulista em 2020, sendo 87 tartarugas-verdes e 313 tartarugas-de-pente”, contou Herbert Andrade, gestor Ambiental de Paulista. Os técnicos estão monitorando mais quatro ninhos nas praias de Paulista, com previsão para eclodirem três ainda este mês de abril e um em maio. Um verdadeiro espetáculo da natureza!