Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bem-te-vi

21 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Bem-te-vi Crédito da foto: Alexandre G. Franchin / Coaves

Nome comum: Bem-te-vi

Nome científico: Pitangus sulphuratus (Linnaeus, 1766)

Você provavelmente já deve ter ouvido o canto desta ave! Ela é uma das espécies mais conhecidas em todo o Brasil e em nossa cidade também. É comum em nossos parques, quintais, calçadas e praças. Por isso, foi escolhida como símbolo do Coaves Kids (Clube de Observadores de Aves Infantil) de Sorocaba.

Seu nome popular está relacionado ao som que esse pássaro faz ao cantar. Parece que ele está dando seu recado: - Eu “bem te vi”à É fácil reconhecê-la! Observe o símbolo do Coaves!

O bem-te-vi tem, aproximadamente, 20 centímetros de altura, uma cor amarelo vibrante no peito e na barriga, uma máscara preta nos olhos e o topo da cabeça é preto.

Observe seu bico! O que será que essa ave come? Come de tudo, desde frutos, sementes, pequenos insetos, como besouros, cigarras e aleluias, e podem comer até pequenas rãs, lagartixas, lagartos e morcegos. Ela também se alimenta de filhotes e ovos de outros pássaros.

Por comer frutas e sementes, dispersa (espalha) sementes através do seu cocô ou por deixar caí-las do seu bico. Quando essas sementes caem no chão, podem gerar uma nova árvore. Além dessa profissão de plantar árvores, o bem-te-vi é também um ótimo controlador de insetos.

Faça a sua parte

Você pode ajudar a conservar e ampliar as áreas verdes da nossa cidade, sendo como o bem-te-vi: plantando árvores! (Colaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba - Sema)