Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bebê lontra resgatado recebe cuidados no Zoo de Sorocaba

07 de Junho de 2020 às 00:01

Bebê lontra resgatado recebe cuidados no Zoo de Sorocaba O filhote recebe mamadeira com leite a cada duas horas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Desde o dia 23 de maio, um filhote macho de lontra está sob os cuidados especiais da equipe técnica do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, com mamadeira na hora certa e muito carinho.

De acordo com a bióloga Cecília Pessutti, o animal foi levado ao zoo de Sorocaba por uma família que o avistou na região da Vila Amato, perto de um curso d’água. Os moradores não interferiram, até que na manhã do dia seguinte, passando novamente pelo local, viram que o filhote estava lá, porém muito parado e sem fazer barulho. Eles então decidiram intervir e notaram que o filhote estava frio e quase morto. O pegaram, aqueceram e alimentaram.

No dia 22 de maio, um biólogo, que já participou na infância de um antigo curso de férias do zoo, sabendo do assunto, explicou à família que eles deveriam entregar a lontra ao zoológico, pois o filhote era muito pequeno e necessitaria de cuidados especiais, além de ser ilegal manter espécie silvestre. Após uma conversa com funcionários do zoo, a família decidiu levar o filhotinho ao parque.

Assim que a lontrinha chegou ao zoo, a equipe técnica deu início aos cuidados intensivos com o animal. “Ele recebe leite de gato a cada duas horas e o seu peso é registrado diariamente”, conta a bióloga Cecília. Para aquecer, ele foi colocado numa caixa com colchão térmico e fica coberto com um cobertor e lã.