Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aventuras de Kamo e seus amigos

24 de Abril de 2019 às 06:30

Aventuras de Kamo e seus amigos Crédito da foto: Reprodução

Vanessa Marconato Negrão

Cada fase escolar se sobrepõe a outra, da educação infantil para o ensino fundamental, depois do fundamental 1 para o fundamental 2, do fundamental 2 para o ensino médio, e por aí vai. A ansiedade da mudança sempre vai existir -- e eu garanto, as expectativas são bem maiores que a realidade. Nunca vi nenhum dos meus alunos deprimidos com a nova escola e pedindo pra voltar. Sempre me dão um abraço gostoso, fazem “tchau” quando passam pelo portão, me vêem no parque com as crianças menores e, invariavelmente, dizem que estão adorando a nova fase e seus novos desafios. Enumeram orgulhosos os livros que já leram, as operações matemáticas que estão aprendendo. Uma alegria!

Neste livro, a passagem para o sexto ano é o que aflige Kamo e seus amigos. Cansado de tanto ouvir dos adultos com quem convive a frase “você vai ver quando chegar no sexto ano!” ele decide investigar. O que de tão diferente vai acontecer no sexto ano? Pra desvendar esse mistério, Kamo e seus amigos resolvem perguntar a quem eles realmente confiam, o querido professor Margerelle.

O professor tenta acalmar os meninos , dizendo que a única mudança que acontece de fato do quinto para o sexto ano é que agora eles passarão a ter não só um, mas vários professores. Um pra cada matéria. É o que basta para deixá-los ainda mais alvoroçados. Como assim, outros professores? E se um deles for muito chato? Ou muito bravo? Ou nos der sono? É aí que Kamo tem uma ideia, “A ideia genial de Kamo”.

O texto é do consagrado escritor Daniel Pennac e as ilustrações de Sandra Jávera. Publicado pela editora Melhoramentos, o livro pertence a uma série sobre as descobertas de um grupo de amigos durante os anos da escola. Apesar disso, são independentes e não precisam ser lidos em ordem.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil