Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aberta a temporada de cursos de férias em Sorocaba; veja as opções

07 de Janeiro de 2019 às 10:50

Aberta a temporada de cursos de férias No zoológico, a ideia é proporcionar um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, através de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente. Crédito da foto: Emidio Marques

O período de férias está recheado de atividades para serem curtidas por crianças, adolescentes e também... adultos! Sim, tem programação que poderá ser feita junto da família, e o mais legal disso é que será tudo gratuito. Tanto o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros como o Centro de Referência em Educação (CRE) oferecem as mais variadas opções em suas agendas.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, respectivamente por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria da Educação (Sedu).

Já no Centro de Referência em Educação (CRE), a ação Férias no CRE conta com atrações esportivas, artísticas e culturais. Confira:

Animazoo

No zoológico, o curso de férias será o Animazoo Adolescente, que ocorrerá de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, para meninos e meninas de 12 a 16 anos de idade. O tema desta edição será “Bem-estar e conservação da fauna silvestre” e contará com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas.

O objetivo será levar os participantes a refletir sobre duas das funções que os zoológicos atuais possuem para a sociedade: bem-estar animal e conservação da fauna silvestre. Os zoológicos foram criados, originalmente, como um local de contemplação de animais, onde, na maioria das vezes, esses animais eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Atualmente, no entanto, os zoológicos têm diversas funções, que levam sempre em consideração o bem-estar dos animais que neles vivem e a conservação das espécies, com ênfase naquelas ameaçadas de extinção.

Serão disponibilizadas 40 vagas. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição a partir das 14h da próxima quarta-feira (dia 9 de janeiro) até as 23h59 do dia 13 de janeiro, exclusivamente on-line, através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado um sorteio no dia 17 de janeiro, que será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não será obrigatória. O horário e o local ainda serão definidos.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227-5454.

Visita guiada

Aberta a temporada de cursos de férias Durante a visita monitorada, os participantes terão a oportunidade de conhecer características e curiosidades sobre os animais. Crédito da foto: Fábio Rogério

O zoológico terá uma série de atividades especiais em razão das férias escolares. Uma delas será a visita monitorada “Conhecendo os animais que vivem em Sorocaba”. A ação de Educação Ambiental ocorrerá nos dias 12, 19, 26 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9h30 às 11h30.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a visita monitorada tem como intuito possibilitar que os participantes conheçam um pouco sobre os animais que, mesmo com constante crescimento da área urbana, ainda habitam Sorocaba e região. “A ideia é sensibilizá-los para a conservação dessas espécies e da biodiversidade local”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Durante a visita monitorada, os participantes terão a oportunidade de conhecer características e curiosidades de animais, como o lobo-guará, o veado-catingueiro e a onça-parda, além de visitar o Setor de Biologia e Veterinária (importante setor do zoológico e que é o responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais) e o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com as necessidades de cada espécie.

Além de saber sobre os animais que vivem em Sorocaba, o público poderá conhecer o importante papel que o zoológico cumpre para a conservação dessas espécies.

As visitas monitoradas têm vagas limitadas. Para participar, os interessados devem se inscrever a partir da próxima terça-feira (dia 8 de janeiro) no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. A realização da inscrição não garante a disponibilidade da vaga, portanto o inscrito deve aguardar o contato (por telefone e e-mail) da equipe de Educação Ambiental do zoo.

Centro de Referência em Educação terá diversas atividades

Aberta a temporada de cursos de férias
O CRE fica na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira (próximo da Prefeitura). Crédito da foto: Luciana Vallerini / Divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com as secretarias da Cultura e Turismo (Secultur) e de Esporte e Lazer (Semes), realiza no Centro de Referência em Educação (CRE) a atividade Férias no CRE, com atrações esportivas, artísticas e culturais, entre os dias 11 e 31 de janeiro de 2019.

A agenda começa com o Sarau da Educação Letra e Voz na próxima sexta-feira (11), às 19h. A apresentação contará com poesia, músicas e cultura popular e será aberto ao público em geral. Na semana seguinte, as crianças poderão participar de oficinas de atletismo, capoeira, kickboxing e boxe, além de apresentações interativas de tênis de mesa, xadrez e karatê.

Conforme a gestora de desenvolvimento educacional, Carolina Rebuá, ainda para os pequenos, o Férias no CRE montará uma estrutura para o Cine Kids, um cinema com filmes adequados para atender o público infantil. Também terá brincadeiras populares e contação de história com a Cia. Contandinho.

Para os adultos, o CRE terá palestra sobre a prática de yoga com a professora Aline Vendramelo. Para participar, não é preciso fazer inscrição, basta chegar com alguns minutos de antecedência. O CRE fica na rua Artur Caldini, 211 no Jardim Saira. Mais informações pelo telefone (15) 3237-9080.

Aberta a temporada de cursos de férias A Cia. Contandinho fará contação de histórias às 9h e 14h do dia 31 de janeiro. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS

Confira a programação

11/1 (sexta-feira)

Sarau da Educação - Letra e Voz - 19h

14/1 (segunda-feira)

Oficina de atletismo com a AAPC de Sorocaba 9h

Oficina de capoeira com o grupo Cordão de Ouro 10h

Oficina de atletismo com a AAPC de Sorocaba 14h

Oficina de capoeira com o grupo Cordão de Ouro 16h

15/1 (terça-feira)

Cine Kids Cinema Infantil 14h

16/1 (quarta-feira)

Apresentação interativa (tênis de mesa Ucens) - 9h

Oficina de kickboxing e luta olímpica com a Liga Sorocaba - 10h

Apresentação interativa (tênis de mesa Ucens) - 14h

Oficina de kickboxing e luta olímpica com a Liga Sorocaba - 15h

17/1 (quinta-feira)

Brincadeiras populares - 9h

Cine Kids Cinema Infantil 14h

18/1 (sexta-feira)

Oficina de boxe com a Liga Sorocabana de Boxe - 9h

Oficina de boxe com a Liga Sorocabana de Boxe 14h

19/1 (sábado)

Manhã cultural com chorinho 10h

21/1 (segunda-feira)

Apresentação interativa (Xadrez Clube Sorocaba) - 9h

Apresentação interativa (Xadrez Clube Sorocaba) 14h

22/1 (terça-feira)

Yoga com Aline Vendramelo - 9h

23/1 (quarta-feira)

Oficina de kickboxing e luta olímpica com a Liga Sorocaba - 10h

Oficina de kickboxing e luta olímpica com a Liga Sorocaba - 16h

24/1 (quinta-feira)

Brincadeiras populares - 9h

Cine Kids Cinema Infantil - 14h

25/1 (sexta-feira)

Apresentação interativa (Karatê Liga de Karatê Sorocabana) - 9h

Apresentação interativa (Karatê Liga de Karatê Sorocabana) - 14h

26/1 (sábado)

Manhã cultural com chorinho 9h

5º Sarau Cultural - Cia Madre Mio - 19h30

28/1 (segunda-feira)

Natação - Palestra com a equipe ACD da Seas 14h

29/1 (terça-feira)

Cine Kids Cinema Infantil - 14h

30/1 (quarta-feira)

Oficina de ginástica com a Equipe de Ginástica Artística - 9h

Oficina de atletismo com a AAPC Sorocaba - 9h

Oficina de judô com a instituição Judô na Faixa - 14h

Oficina de atletismo com a AAPC Sorocaba - 14h

31/1 (quinta-feira)

Contação de Histórias - Cia. Contandinho - 9h

Contação de Histórias - Cia. Contandinho 14h

Galeria

Confira a galeria de fotos