Buscar no Cruzeiro

Buscar

A nossa cidade vista pelas crianças que nela habitam

30 de Agosto de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

A nossa cidade vista pelas crianças que nela habitam O desenho de Luiza mostra como é importante conhecer a cidade desde pequeno. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

No dia 15 de agosto, nossa cidade completou 366 anos. Muito tempo, não é mesmo? Para celebrar a data, as crianças assistidas pelo Lar Escola Monteiro Lobato destacaram diferentes lugares da cidade em uma atividade artística. Usando colagem, pintura e muita criatividade, os pequenos deram cor e significado para cada espaço que conheceram com o Projeto Renovar.

A ação visa mostrar que as crianças também fazem parte do ambiente onde vivem. “Com o Projeto Renovar, as crianças puderam identificar diferentes lugares de Sorocaba. Trabalhamos isso em atividades externas, como as visitações. Assim, a criança percebe a importância de cada local para a comunidade”, aponta o coordenador do Lar Escola Monteiro Lobato, Ricardo Campos.

A nossa cidade vista pelas crianças que nela habitam Maria e Pedro, que moravam em São Paulo, veem uma Sorocaba colorida. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Os irmãos Maria Eduarda, de 9 anos, e Pedro Henrique, de 11 anos, dizem que conhecer novos lugares é uma forma de aprender sobre a história da cidade. “Foi muito legal. Fazia tempo que não fazíamos projetos juntos”, revelam. Os dois, que antes moravam em São Paulo, não sabiam que Sorocaba tem 366 anos. “Sorocaba está bem velha. Achamos muito interessante”, apontam.

Além de passar o tempo, o projeto ajudou Luiza, de 10 anos, a aprender coisas novas. “Moramos aqui, é importante conhecer nossa cidade desde pequenos. Isso faz parte da infância”, acredita. A menina adorou participar da atividade. “Minha mãe me ajudou a recortar. Fiz uma estrada com as casinhas, que representam os lugares que conhecemos. Ficou muito legal”.

A nossa cidade vista pelas crianças que nela habitam João usou a imaginação para descrever a cidade onde mora. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

João Vyctor, de 8 anos, também contou com o auxílio dos pais para fazer a atividade. “Usei a imaginação para colar as casinhas. Pintei bem colorido”. De todos os lugares que conheceu com o projeto, o seu preferido foi o zoológico. “Eu gostei bastante. Lá tem girafa e zebra”, conta. João Vyctor gosta de conhecer a cidade. “Sorocaba é muito grande, tem muitos lugares diferentes”.

A nossa cidade vista pelas crianças que nela habitam Ana Clara e Maria Alice deixaram o cartaz bem colorido. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

As irmãs Ana Clara, de 10 anos, e Maria Alice, de 7 anos, se divertiram bastante com a atividade e deixaram o cartaz bem colorido com a ajuda da mãe. “Ficou bem bonito”, contam. Maria Alice até escolheu seus locais preferidos, incluindo o Lar Escola Monteiro Lobato, o shopping e o zoológico. “Quando crescer quero levar minhas filhas para conhecer”. Para isso, é preciso preservar e valorizar os ambientes que frequentamos, aponta Ana Clara. “Espero que esse coronavírus vá embora logo para passearmos pela cidade de novo”.

Rafael, de 8 anos, relembrou dos passeios que fez com o Projeto Renovar ao colorir a atividade: “Foi muito legal. Escolhi as cores que representam cada lugar”. Para ele, todos deveriam se aventurar e conhecer Sorocaba. “Seria legal se todas as crianças pudessem fazer isso. Acho que elas vão gostar da nossa cidade”, destaca ao citar os locais que conheceu. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos