Buscar no Cruzeiro

Buscar

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação

23 de Agosto de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação O livro preferido de Nicholas do Prado Lopes, de 7 anos, é "Mariana do Contra", de Rose Sordi. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Viajar na imaginação, aprender e se divertir. Você sabia que podemos fazer tudo isso ao ler um livro? Diferente do que muitos pensam, a leitura pode, sim, ser sinônimo de diversão. Isso porque quando mergulhamos nas páginas dos livros, despertamos a curiosidade ao imaginar os personagens, os detalhes e como será o final da história. A melhor parte é que a leitura pode tornar as crianças mais inteligentes, imaginativas e criativas. Acredita?

O João Pedro Marconato Negrão, de 7 anos, é prova disso. Ele se encantou pelo mundo dos livros quando ainda era um bebê. “Minha mãe sempre lia histórias para mim, até quando estava na barriga dela”. Hoje, o livro é o seu brinquedo favorito. João tem mais de 1.500 livros em sua casa. E, para achá-los facilmente, ele está separando todos pela cor da capa. “Já li quase todos eles, mas gosto de repetir alguns. Também gosto de indicar livros aos meus amigos”.

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação João Pedro Marconato Negrão e a escritora Silvana Rando, autora de "O passeio de João". Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

João prefere os livros mais fininhos, assim consegue ler dois por dia. E para se concentrar na leitura, ele gosta de ler em voz alta e em um local silencioso. “Leio cada livro em 15 minutos. Mas o meu preferido é muito, muito, muito grosso, e se chama ‘A robô selvagem’. Quando li pela primeira vez, parecia que nunca iria terminar”, lembra. Quando João gosta muito de um livro, ele liga para a sua avó e conta a história para ela. Isso porque, para ele, os livros são como um remédio. “Se estou chateado, eu leio para passar o tempo e aí fico bem”, acrescenta.

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Além dos livros que tem em casa, João também gosta de visitar bibliotecas e livrarias para conhecer novas obras. Durante as visitas, ele conheceu vários autores, inclusive seu predileto, o Alexandre Rampazo, e também a escritora Silvana Rando, que criou o livro "O passeio de João", baseado em suas histórias. “Achei muito legal. Eu também já escrevi um livro. Quando crescer, quero escrever e desenhar”, afirma. João acredita que os livros podem ensinar quase tudo. “Eu acho que a criança fica mais esperta quando ela lê bastante”, frisa.

A Julia Mesquita Sampaio, de 8 anos, está aproveitando a quarentena para ler mais livros e poesias. “Eu me divirto”. Julia aprendeu a ler rapidinho, aos 5 anos, na pré-escola. Mas foi a mãe do João, a professora Vanessa Marconato Negrão, que apresentou a ela o mundo dos livros infantis. “Ela me indicou vários, aí eu comecei a ler e não parei mais. Já perdi as contas de quantos livros li”.

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação Julia Mesquita Sampaio, de 8 anos. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/8/2020)

Agora, Julia coleciona livros em casa. Ela também gosta de pegar alguns livros na biblioteca da escola. “A gente aprende várias coisas com os livros e viaja na imaginação. Por isso gosto de ler”. Hoje, seu livro preferido é "Selpo Silva", de Eva Furnari. “Ele conta a história de um coelho diferente. Eu já li várias vezes. Também tenho um poema preferido, chamado "O direito das crianças", de Ruth Rocha”, destaca.

Atualmente, Julia está lendo o livro "Viagem de um pãozinho" e está gostando bastante. “Os livros são pura diversão. É conhecimento”, reforça. Além dos livros, a pequena também possui o hábito de ler o Cruzeirinho toda semana na escola. “É muito importante ler”.

Os livros preferidos dos pequenos

O Nicholas Antônio Martins do Prado Lopes, de 7 anos, também gosta de ler e se diverte no mundo dos livros. “Minha mãe sempre lê histórias para mim antes de dormir”. Para ele, é importante praticar a leitura desde pequeno. “A gente aprende bastante com os livros”. Nicholas gosta de ler em casa e na escola, quando ainda podia ir às aulas. “Lá tem biblioteca e aulas de leitura, mas também tenho bastante livros em casa”, conta ao destacar que seu livro preferido é "Mariana do Contra".

A leitura é uma viagem pelo mundo da imaginação Pietra Temponi Rodrigues, 8 anos. Crédito da foto: Cortesia

Apaixonada pelo mundo dos livros, Pietra Temponi Rodrigues, de 8 anos, tem o hábito de ler todas as noites antes de dormir e diz que aprende muito com os livros. “Eu sempre aprendo palavras novas e pesquiso os significados. A leitura ajuda nas atividades da escola, pois aprendo sobre histórias e países diferentes. É como se a gente viajasse pelo mundo do livro que estamos lendo”, conta.

Pietra começou a gostar de livros quando ainda era um bebê, pois sua mãe costumava ler histórias para ela. “Quando aprendi a ler, comecei a ver gibi e aprendi palavras novas. Fui gostando e comecei a ler todos os livros que tinha em casa”. Hoje, o seu passatempo preferido é a leitura. “Eu amo ler, é incrível. Se alguém quiser me dar um presente, é só me dar um livro, que vou amar. Com a leitura, a gente entra na história e no mundo da imaginação, começa a pensar nos personagens, no que acontece”.

Hoje, Pietra coleciona livros e até perdeu as contas de quantos já leu. “Eu e minha mãe gostamos muito de livros. Temos uma pequena biblioteca em casa e, palpite, temos mais de 100”. Entre seus livros preferidos, estão "Mortina", "Píppe" e "O bom gigante amigo". Agora, ela está lendo "O Minotauro", obra de Monteiro Lobato. Com a pandemia, Pietra conta que passou a ler ainda mais. “Estou com mais tempo livre. Está muito divertido”, destaca ao dizer que todos deveriam criar o hábito da leitura. E você, gosta de ler? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos