Buscar no Cruzeiro

Buscar

A história dos videogames

03 de Janeiro de 2021 às 00:01

A história dos videogames O lendário PacMan, de 1982. Crédito da foto: Divulgação

Antes do Cyberpunk 2077 e de seus bugs, do Pacman ao Fortnite, passando pelo Super Mario Bros, vários videogames marcaram época. Se você não conhece algum deles, chame o papai e mostre para ele: certamente ouvirá boas e nostálgicas histórias!

PacMan (1982): Atari, um dos primeiros consoles a trazer a experiência de jogos de arcade para as salas de estar, lançou PacMan em 1982. Este jogo simples, cujo voraz personagem principal é uma grande bola amarela com um olho e uma boca em movimento, foi o mais vendido no Japão até 1992.

Space Invaders (1982): Este jogo, que continua inspirando um artista de rua mundialmente famoso, apresenta um canhão que se move horizontalmente contra um exército de invasores do espaço cada vez maior.

Super Mario Bros (1985): Super Mario, o pequeno encanador que se tornou um dos personagens mais famosos da história dos videogames, estreou em um dos primeiros jogos do mundo que permitia ao personagem se mover horizontalmente em uma paisagem que se modifica.

Super Mario Kart (1995): Este jogo de corrida focado na experiência de multijogadores foi o catalisador para o lançamento de seu próprio subgênero de videogames. Foi lançado em oito versões e sua edição de 2008 para o Nintendo Wii foi o jogo de corrida mais vendido de todos os tempos.

Street Fighter II (1995): Este jogo de luta japonês ultra popular chegou ao gameboy da Nintendo em 1995 e foi lançado em vários formatos ao longo dos anos.

Doom (DOS, EUA, 1993): Em Doom, um dos primeiros jogos de tiro, o jogador é um “fuzileiro espacial” que deve lutar contra demônios para chegar a um transportador que o tirará de uma base lunar. Em sua primeira versão, Doom era um jogo de computador, mas desde então foi lançado para Sega, Nintendo e Xbox.

A história dos videogames Zelda foi lançado em 1998. Crédito da foto: Divulgação

FIFA (1993): É o videogame de esportes mais vendido de todos os tempos. Suas últimas edições hiper-realistas oferecem uma seleção de ligas, estádios e times, além de jogadores e treinadores e até a possibilidade de realizar uma coletiva de imprensa após a partida.

Grand Theft Auto ou GTA (1997): Grand Theft Auto foi o primeiro a popularizar o conceito de “mundo aberto”. Os jogadores podem explorar e interagir com outros personagens e com a paisagem. GTA também é conhecido porque foi autorizado apenas para adultos.

Zelda (1998): Às vezes considerado “o melhor jogo de todos os tempos”, esta saga japonesa apresenta ambientes muito detalhados e uma narrativa complexa que a torna uma verdadeira conquista artística.

Minecraft (2011): Com 200 milhões de cópias vendidas, Minecraft é de longe o videogame mais vendido de todos os tempos. Apreciado por hackers e crianças, o Minecraft tem como objetivo explorar um reino infinito onde os jogadores podem coletar materiais (por meio da mineração) e usá-los para criar. Para muitos, é como um jogo de Lego virtual e, graças ao código aberto, os jogadores podem criar seus próprios elementos personalizados.

A história dos videogames Fortnite (2017) tem 250 milhões de usuários. Crédito da foto: Divulgação

Fortnite (2017): É um jogo de sobrevivência cooperativa tão popular que o lançamento de sua quinta temporada gerou cinco vezes mais tráfego na web do que os resultados das eleições americanas de 2016. Tem cerca de 250 milhões de usuários em todo o mundo. O jogo é gratuito, mas gera bilhões de dólares com a compra de fantasias e danças para seus personagens. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos