Buscar no Cruzeiro

Buscar

A girafa Gigi

14 de Fevereiro de 2021 às 00:01

A girafa Gigi Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

A girafa é um mamífero da ordem dos artiodátilos ruminantes. Os machos podem chegar a até cinco metros de altura. Suas línguas alcançam até 50 centímetros e ela consegue alcançar a própria orelha com a língua! Assim, são capazes de pegar folhas bem no alto dos galhos, que são sua principal fonte de alimentação. O comprimento do seu corpo pode ultrapassar os 2,25 metros, sem considerar a sua cauda, com 80 centímetros de comprimento. O seu peso pode ultrapassar os 500 quilos. Apesar de ser bem grandona, a girafa pode atingir a velocidade de 56 quilômetros por hora, o suficiente para fugir de seus predadores.

Depois de tudo isso nem preciso dizer que girafas são animais fascinantes, especialmente para as crianças. Por isso fiquei tão curiosa quando vi esse livro. Mais ainda quando percebi que quem tinha escrito era uma colega professora.

Aléxia Roche é professora da educação infantil, e, como toda professora dessa fase, faz malabarismos para chamar a atenção das crianças e mantê-las entretidas. Um dia, Aléxia iria falar de higiene bucal para as crianças, olhou para o lado e lá estava a Gisele, uma simpática girafa de pelúcia; muito perspicaz, a professora uniu duas coisas que os pequenos amam: girafas e histórias.

Naquele dia, ela falou do quanto era importante escovar os dentes e evitar comer muitos doces. A aula foi tão boa e as crianças gostaram tanto que a história da Gisele, a girafa maluquinha por doces que aprendeu a importância de escovar os dentes, virou livro! Um livro publicado pela Editora Jogo de Palavras.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.