A defensora da natureza
Crédito da foto: Divulgação
Vanessa Marconato Negrão
“Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença” é publicado pela Companhia das Letrinhas e narra o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. Escrito e ilustrado pela premiada artista americana Jeanette Winter, este livro apresenta aos pequenos e grandes leitores a vida e luta de Greta, uma criança como qualquer outra -- mas que resolveu ser ouvida e fazer a diferença para mudar o mundo.
Greta tinha quinze anos quando sua professora falou sobre as mudanças climáticas que vêm acontecendo na Terra de forma cada vez mais acentuada. Ao pesquisar mais sobre o assunto, percebeu que, se não agirmos rápido para reverter essa situação, logo será tarde demais. Sozinha, Greta deu início a um movimento que se espalhou pelo mundo inteiro, liderado por crianças e jovens, e fez com que grandes líderes e políticos ouvissem o que ela tem a dizer: é nossa obrigação cuidar do planeta para garantir um futuro às próximas gerações -- e todos nós podemos fazer a diferença.
No ano de 2019, Greta foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz, nomeada como “a mulher sueca de 2019” pela Associação Sueca de Educação, apontada pela Revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e honrada como Prêmio Embaixador de Consciência pela Anistia Internacional por sua liderança no movimento climático. Tudo isso e ela ainda tem só 17 anos.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.