Buscar no Cruzeiro

Buscar

A arquiteta que construiu sonhos

13 de Dezembro de 2020 às 00:01

A arquiteta que construiu sonhos Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Se estivesse viva, a arquiteta Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, faria 106 anos em dezembro deste ano. Lina nasceu na Itália e veio para o Brasil logo depois do seu casamento em 1946. Logo depois tornou-se cidadã brasileira.

Lina se encantou com o Brasil desde o dia da sua chegada, ao se deparar com tantas belezas naturais. Passou então a estudar a cultura popular e ter seu trabalho influenciado por todas as nossas referências tropicais.

A arquiteta, que tinha muito de artista, queria fazer da arquitetura algo que fosse construído e ocupado pelas pessoas. Que lhes servisse e causasse admiração em meio a vida cotidiana. Queria e conseguiu! Lina projetou o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido como Masp), uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. A estrutura do museu está suspensa por quatro pilares de concreto e sua pintura vermelha chama atenção de longe. Em 1968, quando o Masp foi inaugurado, era considerado a maior obra com vão livre do mundo! Uma modernidade espantosa para época. Ela projetou muitos outros prédios, e em todos deixou marcas da sua criatividade.

O maior desejo de Lina, desde muito pequena, era ser livre, viver intensamente e ter histórias para contar. Enfrentou todos os desafios que se puseram em seu caminho e tornou-se uma referência pela sua obra impecável e inesquecível. Que nós todos tenhamos a coragem para seguir seus sonhos como ela.

“Lina: Aventuras de uma arquiteta” é escrito por Ángela León e publicado pela editora Pequena Zahar.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.