Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas de Ensino Integral terão expansão no estado de São Paulo

21 de Agosto de 2019 às 14:13

Escolas de Ensino Integral terão expansão no estado de São Paulo Alunos de Escolas Estaduais paulistas nas atividades do seu dia-a-dia. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (5/9/2012)

O Programa de Ensino Integral (PEI) será expandido a partir de 2020. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (21) pelo governo do estado de São Paulo.

Para isso, as escolas terão de demonstrar interesse até 13 de setembro. A expectativa da Secretaria é atender cerca de 100 unidades escolares, que tenham, em média, 500 estudantes cada.

Neste programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada. Ela inclui preparação para o mundo do trabalho, orientação de estudos e experiências práticas de ciências. Conta ainda com tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis. Neles, os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates.

A carga horária é de até nove horas e meia. Vale ressaltar que, na rede regular, a jornada é de cinco horas.

Vantagens do Ensino Integral

Estudos apontam que o Ensino Integral ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos. Também aumenta a empregabilidade e renda dos egressos.

Outra vantagem do modelo é que ele permite que os professores atuem em regime de dedicação integral a uma escola. Eles têm mais tempo para estudo e preparação de aula. Para isso, recebem uma gratificação de 75% no salário-base. Hoje 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade.

Rematrículas on-line

Outra novidade anunciada nesta quarta é que as matrículas poderão ser feitas por meio aplicativo Minha Escola SP. Outro canal será a Secretaria Escolar Digital para os estudantes já matriculados na rede estadual. Os respectivos responsáveis deverão ter cadastro no sistema.

O app pode ser baixado na Play Store (Android) ou Apple Store (IOS). As matrículas e a atualização cadastral dos alunos já matriculados na rede estadual poderão ser feitas entre 26 de agosto e 23 de setembro. A inscrição para os estudantes de outras redes vai ocorrer entre 1 a 31 de outubro.

Para ter acesso às plataformas, o responsável pelo aluno precisa fazer um cadastro na escola antes. O objetivo da Seduc é aproximar os responsáveis pelos estudantes da rede estadual e estruturar novos canais de comunicação.

Atualmente, a Seduc possui somente 350 mil responsáveis no cadastro. No total, a rede atende 3,5 milhões de alunos. (Da Redação, com informações da Secretaria de Educação do estado de São Paulo)

[irp posts="154109" ]