Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inglês ou espanhol: qual idioma aprender primeiro?

Saiba qual idioma priorizar na hora de escolher um curso de línguas

03 de Junho de 2022 às 11:43
Qual idioma aprender primeiro?
Qual idioma aprender primeiro? (Crédito: Depositphotos)

Aprender um novo idioma pode melhorar seu currículo e impulsionar sua carreira. Atualmente, o mercado de trabalho possui diversas oportunidades para profissionais bem capacitados, e saber falar pelo menos um idioma estrangeiro – na maioria das vezes inglês ou espanhol – deixou de ser um diferencial para se tornar pré-requisito em processos seletivos. Ainda mais com tantas aulas online à nossa disposição.

Em um mundo totalmente globalizado, as chances de você precisar conversar com alguém que não fale a mesma língua que você no trabalho são gigantescas. Além disso, um segundo idioma também é essencial para viagens internacionais e para aqueles que querem expandir seus conhecimentos, na maioria das vezes optando por professores particulares.

Sabemos que aprender um novo idioma é sempre um desafio, que demanda tempo e dedicação. Por isso, explicamos a importância dos dois idiomas e te ajudaremos a escolher sua prioridade.

Por que escolher entre o inglês ou espanhol?

Em todo o mundo, o espanhol é considerado como a língua nativa de mais de 17 países – a grande maioria latina, uma média de 400 milhões de pessoas. Por ser uma linguagem próxima do português, acaba facilitando o aprendizado e tornando o processo mais dinâmico para muitos alunos.

Além disso, muitas empresas espanholas atuam no território brasileiro e, por isso, precisam de pessoas que dominem a língua para se comunicarem com colegas de trabalho internacionais, clientes e fornecedores.

Já a língua inglesa é um dos principais idiomas de mais de 50 países, falado por mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo. Por ser o idioma nativo dos Estados Unidos, um local poderoso economicamente, conseguiu alcançar diferentes ambientes e pessoas.

O processo de aprendizagem do inglês pode ser um pouco mais complexo, principalmente pela grande diferença com a nossa língua nativa, mas não deixa de ser algo essencial conhecer. O idioma também aparece com facilidade em nossa rotina e também pode ser relacionado a entretenimento.

Critérios para determinar o idioma mais importante

Antes de tudo, você deve entender qual idioma está mais próximo da sua realidade, seja em relação ao trabalho, estudos e até viagens – pense no idioma que mais facilitaria a sua rotina e seu cotidiano. Para te ajudar no processo, selecionamos alguns critérios que devem ser priorizados:

Identifique as metas e objetivos necessários para aprender um novo idioma;

Conheça as dificuldades do processo de aprendizado de cada língua;

• Considere as opções disponíveis e faça pesquisas sobre onde e como estudar;

Entenda que pode ser um processo demorado.

Qual idioma priorizar?

As duas línguas são muito exigidas no mercado de trabalho, mas o inglês ainda é considerado como um idioma universal e um dos mais falados do mundo. Por isso, pode ser uma boa escolha para aqueles que pretendem aprender um novo idioma.

O inglês também é a língua oficial dos negócios e pode trazer inúmeros benefícios e oportunidades, possibilitando um aumento de chances na hora de conseguir um bom trabalho, principalmente em empresas multinacionais.

Além disso, a língua é essencial para a comunicação online e pode te ajudar a dialogar em viagens por diversos lugares do mundo, mesmo em países onde não é o idioma nativo – é muito difícil estar em um país em que pelo menos uma pessoa não fala inglês.

O vocabulário e a pronúncia podem ser um pouco mais complexos, mas a gramática acaba sendo prática e fácil de aprender, principalmente quando comparada a outras línguas europeias. Conseguir bons conhecimentos práticos de inglês pode ser muito mais simples do que você imagina.

Contudo, a única pessoa que pode escolher entre o inglês ou espanhol é você. Na hora de decidir, não deixe de levar em consideração quais pontos são mais importantes para o seu cotidiano e se relacionam com seus objetivos.