Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para encantar

Politécnico recebe contação de histórias no Dia do Livro Infantil

Alunos conheceram histórias apresentadas pelas próprias autoras de livros

20 de Abril de 2022 às 10:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
Contação de histórias em comemoração ao Dia do Livro Infantil no Colégio Politécnico.
Contação de histórias em comemoração ao Dia do Livro Infantil no Colégio Politécnico. (Crédito: Eveline Almeida)

O Colégio Politécnico recebeu duas autoras sorocabanas para uma sessão de contação de histórias aos alunos, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril). Soraia Uno e Jussara Person estiveram presentes nas duas unidades do Colégio e, acompanhadas por fantoches, acessórios e instrumentos musicais, levaram crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para o mundo de Clotilde e Honório, os protagonistas de seus dois livros.

Contação de histórias no Colégio Politécnico com as autoras Soraia Uno e Jussara Person - Eveline Almeida
Contação de histórias no Colégio Politécnico com as autoras Soraia Uno e Jussara Person (crédito: Eveline Almeida)

A primeira obra lançada pela dupla, "Clotilde", nasceu da vivência das pedagogas, que têm mais de 30 anos de experiência em educação infantil, e conta a história de uma jiboia faminta que tenta abocanhar um coelho. O final da história é divertido e musical, como os alunos do Colégio Politécnico puderam ver, ouvir e presenciar nessa experiência especial com Soraia e Jussara.

A importância da contação de histórias para crianças

A equipe gestora do Colégio Politécnico decidiu convidar as autoras, valorizando e reconhecendo o trabalho local da cidade, para promover uma ação marcante. Entendendo a extrema relevância do incentivo à leitura desde cedo, obras literárias fazem parte do dia a dia de todas as turmas — desde o maternal até o Ensino Médio — não somente trabalhadas em sala de aula, como também embarcam nas mochilas para serem apreciadas e compartilhadas com toda a família dos alunos. 

Portanto, em celebração a essa data tão importante, foi fundamental proporcionar o evento e elevar a experiência das crianças a uma vivência completa, ouvindo, vendo e interagindo com as próprias autoras das histórias ali contadas.

A contação de historia é um recurso eficaz para inspirar com ideias, ensinar valores, preservar memórias e passar conhecimentos. Durante o processo, os participantes acabam desenvolvendo diversas habilidades como a escuta, a melhora de concentração, fortalecimento de vínculos e estímulo à criatividade.

Livros infantis ganham cada vez mais espaço no mercado

Trabalhar a leitura com as crianças é essencial desde os primeiros anos de vida. Obras literárias ricas em narrativas poéticas, aventuras mirabolantes e personagens cativantes são capazes de conquistar, sensibilizar e atrair a atenção de toda criança. As ilustrações, então, são um caso à parte, que complementam e ajudam a imaginação dos pequenos leitores irem além.

Contação de histórias no Colégio Politécnico. - Divulgação
Contação de histórias no Colégio Politécnico. (crédito: Divulgação)

Uma boa história é aquela que emociona e faz acender uma "luz dentro" de quem a lê e é um pouco disso que o livro "Honório" aborda. O personagem é um sapo que, de repente, acendeu-se por dentro e despertou a curiosidade de todos os demais animais na floresta. Esta é mais uma obra apresentada na contação de histórias pelas próprias autoras, Soraia e Jussara.

E, ao fim da apresentação, elas instigam as crianças a refletirem o que as faz "acender por dentro", ao mesmo tempo em que compartilham a "luz" delas.

Nós descobrimos que o que nos faz acender por dentro é contar estas histórias para vocês! Soraia Uno e Jussara Person

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no nascimento de Lobato

No dia 18 de abril é comemorado, em território brasileiro, o Dia Nacional do Livro Infantil, data em que se exalta a importância da leitura pelas crianças, porta de entrada para a formação de leitores. Sendo assim, busca-se, em nível nacional, chamar a atenção de escolas, bibliotecas e outros espaços, para que promovam ações de incentivo.

Comemora-se também o nascimento de Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a dedicar-se ao público infantojuvenil em um contexto (primeira metade do século XX) em que não se escrevia para os menores, que, embora pudessem ter acesso, ficavam restritos aos clássicos infantis europeus.

Obras de Soraia Uno e Jussara Person

Os livros "Clotilde" e "Honório" foram lançados em 2020 e 2021 (Aletria Editoria) e contam com ilustrações de Marcel Bartholo. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos