Casa e Acabamento Suplementos

Distanciamento social e início do ano estimulam as pessoas a cuidarem da casa

Pesquisa mostra que passar mais tempo em casa faz que os moradores tenham mais vontade de fazer reparos

 

Pequenas modificações já oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados. Crédito da foto: Criativos PR

De acordo com a pesquisa “Novas demandas nos lares brasileiros a partir da pandemia” – publicada pelo Grupo Consumoteca, no período de distanciamento social, 85% dos entrevistados afirmaram que passar mais tempo em casa os deixou com mais vontade de cuidar delas, sendo que, abordando um recorte socioeconômico, 75% da classe A revelou a necessidade de fazer modificações na casa para se sentir melhor, enquanto na classe C, esse percentual foi de 69%.

Diante do cenário crescente de mudanças e reformas, o arquiteto baiano Márcio Barreto destaca que pequenas modificações já oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados, unindo ousadia, preço baixo e criatividade.

“Uma dica interessante é o uso de texturas, como cimento queimado, ou até mesmo papéis de parede. Esses elementos personalizam a decoração e renovam o ambiente. Além de conseguir diminuir os custos de investimento, o tornamos mais estilizado e com aspecto visual mais limpo” aconselha.

Pintura e seus efeitos

Como a primeira semana de janeiro de 2021 já se encerrou, algumas pessoas se preparam para iniciar aquele trato na casa. A pintura das paredes já podem trazer um novo ar e inspiração para o início de um novo período.

A junção de efeitos decorativos e pintura geométrica é uma alternativa moderna que vem ganhando adeptos. “Nos últimos meses vimos uma tendência de crescimento nesse tipo de trabalho, e isso deve seguir em alta para o próximo ano. Com esse tipo de pintura é possível criar um espaço exclusivo e com muito estilo”, conta André Sprone, um dos fundadores da Mão na Roda, a primeira startup brasileira de serviços profissionais de pintura, sediada na cidade de São Paulo.

Leia mais  Pudim de leite em pó
Pintura das paredes podem trazer um novo ar renovado e inspiração para o período trazido pelo Ano Novo. Crédito da foto: Divulgação / Bim.Bon

Outra alternativa para mudar os ares com poucas mudanças é pintar o cômodo que a família mais gosta ou em que passa mais tempo junta. Criar um ambiente aconchegante com auxílio da pintura é algo simples. “Abuse de cores pastéis e neutras para esse tipo de ambiente. A cor verde menta traz um frescor e uma leveza e pode ser usada tanto em ambientes maiores quanto em espaços menores. O azul-bebê e os tons terrosos claros também estão em alta e inspiram tranquilidade para o ambiente”, diz André.

Além da pintura, investir em objetos de decoração como espelhos, que criam mais profundidade e aumentam o ambiente, ou porta-retratos com fotos de momentos marcantes é uma ótima opção para renovar o ambiente.

Sala de estar

Há quem garanta que a sala de estar seja a “primeira impressão” da casa. Se bem planejadas, clássicas, criativas ou tradicionais, a organização deste espaço demonstra um pouco sobre a personalidade dos seus moradores.

Pequenas, médias ou espaçosas, alguns elementos costumam fazer parte da decoração, a exemplo do painel para TV. Queridinho para esconder fios, demarcar espaços ou simplesmente compor a décor, o painel alcançou o status de design, ao inovar com formatos, texturas, materiais e composições, é o que explica o arquiteto Márcio Barreto.

Leia mais  A menina unicórnio

“Converso sempre com o cliente e mostro para ele que podemos criar algo saindo do convencional. Como ele está contratando um arquiteto para ajudar a montar e criar a casa dele, é a oportunidade perfeita de sair do senso comum e fazer algo diferente, de acordo com a sua personalidade. Temos outras várias formas de criar painéis bonitos com a quantidade de materiais disponíveis. ”

Mais dicas

Explorando os espaços de convivência com as mais diversas formas, cores e texturas, as paredes permitem que o morador seja inovador até mesmo no que parece mais convencional. A aplicação de um rodameio – peça que se assemelha a um rodapé só que mais estreito- permite ser aplicado formando molduras e trazendo um toque simples e sofisticado na decoração.

“Sair do convencional é um desafio, mas você pode se arriscar em uma versão nova destacando a parede onde se deseja utilizar como painel de TV, por exemplo, através de uma pintura diferente. Seja a parede inteira ou uma divisão de cores, essa alternativa é barata e faz uma enorme diferença no resultado”, conclui.

Há muitas opções e alternativas que podem personalizar os espaços da casa, garantindo que a “primeira impressão” seja exatamente a desejada pelo morador. Seja como for, o importante é conhecer as alternativas e escolher o que mais combina com você. (Da Redação)

Comentários