Buscar no Cruzeiro

Buscar

Distanciamento social e início do ano estimulam as pessoas a cuidarem da casa

10 de Janeiro de 2021 às 00:01

 

Pequenas modificações já oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados. Crédito da foto: Criativos PR

De acordo com a pesquisa “Novas demandas nos lares brasileiros a partir da pandemia” - publicada pelo Grupo Consumoteca, no período de distanciamento social, 85% dos entrevistados afirmaram que passar mais tempo em casa os deixou com mais vontade de cuidar delas, sendo que, abordando um recorte socioeconômico, 75% da classe A revelou a necessidade de fazer modificações na casa para se sentir melhor, enquanto na classe C, esse percentual foi de 69%.

Diante do cenário crescente de mudanças e reformas, o arquiteto baiano Márcio Barreto destaca que pequenas modificações já oferecem um novo olhar para os espaços residenciais, garantindo excelentes resultados, unindo ousadia, preço baixo e criatividade.

“Uma dica interessante é o uso de texturas, como cimento queimado, ou até mesmo papéis de parede. Esses elementos personalizam a decoração e renovam o ambiente. Além de conseguir diminuir os custos de investimento, o tornamos mais estilizado e com aspecto visual mais limpo” aconselha.

Pintura e seus efeitos

Como a primeira semana de janeiro de 2021 já se encerrou, algumas pessoas se preparam para iniciar aquele trato na casa. A pintura das paredes já podem trazer um novo ar e inspiração para o início de um novo período.

A junção de efeitos decorativos e pintura geométrica é uma alternativa moderna que vem ganhando adeptos. “Nos últimos meses vimos uma tendência de crescimento nesse tipo de trabalho, e isso deve seguir em alta para o próximo ano. Com esse tipo de pintura é possível criar um espaço exclusivo e com muito estilo”, conta André Sprone, um dos fundadores da Mão na Roda, a primeira startup brasileira de serviços profissionais de pintura, sediada na cidade de São Paulo.

Pintura das paredes podem trazer um novo ar renovado e inspiração para o período trazido pelo Ano Novo. Crédito da foto: Divulgação / Bim.Bon

Outra alternativa para mudar os ares com poucas mudanças é pintar o cômodo que a família mais gosta ou em que passa mais tempo junta. Criar um ambiente aconchegante com auxílio da pintura é algo simples. “Abuse de cores pastéis e neutras para esse tipo de ambiente. A cor verde menta traz um frescor e uma leveza e pode ser usada tanto em ambientes maiores quanto em espaços menores. O azul-bebê e os tons terrosos claros também estão em alta e inspiram tranquilidade para o ambiente”, diz André.

Além da pintura, investir em objetos de decoração como espelhos, que criam mais profundidade e aumentam o ambiente, ou porta-retratos com fotos de momentos marcantes é uma ótima opção para renovar o ambiente.

Sala de estar

Há quem garanta que a sala de estar seja a “primeira impressão” da casa. Se bem planejadas, clássicas, criativas ou tradicionais, a organização deste espaço demonstra um pouco sobre a personalidade dos seus moradores.

Pequenas, médias ou espaçosas, alguns elementos costumam fazer parte da decoração, a exemplo do painel para TV. Queridinho para esconder fios, demarcar espaços ou simplesmente compor a décor, o painel alcançou o status de design, ao inovar com formatos, texturas, materiais e composições, é o que explica o arquiteto Márcio Barreto.

“Converso sempre com o cliente e mostro para ele que podemos criar algo saindo do convencional. Como ele está contratando um arquiteto para ajudar a montar e criar a casa dele, é a oportunidade perfeita de sair do senso comum e fazer algo diferente, de acordo com a sua personalidade. Temos outras várias formas de criar painéis bonitos com a quantidade de materiais disponíveis. ”

Mais dicas

Explorando os espaços de convivência com as mais diversas formas, cores e texturas, as paredes permitem que o morador seja inovador até mesmo no que parece mais convencional. A aplicação de um rodameio - peça que se assemelha a um rodapé só que mais estreito- permite ser aplicado formando molduras e trazendo um toque simples e sofisticado na decoração.

“Sair do convencional é um desafio, mas você pode se arriscar em uma versão nova destacando a parede onde se deseja utilizar como painel de TV, por exemplo, através de uma pintura diferente. Seja a parede inteira ou uma divisão de cores, essa alternativa é barata e faz uma enorme diferença no resultado”, conclui.

Há muitas opções e alternativas que podem personalizar os espaços da casa, garantindo que a “primeira impressão” seja exatamente a desejada pelo morador. Seja como for, o importante é conhecer as alternativas e escolher o que mais combina com você. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos