É o bicho
As aves de São Paulo
Você sabia que o Estado de São Paulo tem quase metade das espécies de aves do Brasil? São 863 tipos diferentes, entre elas beija-flores, corujas, papagaios e gaviões!
Pesquisadores da USP, da Unesp e do Instituto de Pesquisas Ambientais revisaram a lista das aves que vivem (ou já viveram) por aqui. Eles descobriram que 76 espécies novas foram registradas desde a última contagem, feita em 2011.
Mas nem tudo são boas notícias: 125 espécies estão ameaçadas de extinção e 20 já desapareceram do Estado. Isso acontece porque muitas perdem seu habitat – o lugar onde vivem – com o desmatamento e o crescimento das cidades.
O estudo mostra que conhecer é o primeiro passo para proteger. Saber quais aves vivem em São Paulo ajuda os cientistas a criar planos para cuidar melhor delas e dos ambientes onde vivem.
“São Paulo tem uma grande variedade de aves, mas também o maior número de espécies ameaçadas”, explica Luís Fábio Silveira, do Museu de Zoologia da USP.
Agora, os pesquisadores esperam que a nova lista ajude a garantir um futuro mais seguro para as aves paulistas. (Da Redação, com informações da Agência SP)